domingo, 15 de dezembro de 2013

O presépio da aldeia

A Junta de Freguesia e a Associação Social Cultural e Recreativa de Rebordainhos deram as mãos para fazerem o presépio da aldeia. Ontem, várias foram as pessoas que se juntaram para irem ao musgo e para construírem a cabana que acolheu o presépio que hoje tomou forma.
Também hoje se procedeu à elaboração do presépio da Igreja. Ficou, como é costume, lindíssimo. Deste, não tive oportunidade de recolher imagens, mas outras oportunidades surgirão e então serão também publicadas.
Deixo algumas imagens aproveitando a oportunidade para desejar a todos um Santo e feliz Natal.

(Nota: está publicada uma reportagem mais completa  e muito interessante no blog da ASCRR.)










16 comentários:

  1. Augusta

    Muito obrigada por teres publicado - depois de passares o dia na montagem dos presépios, ainda teres tempo de vires aqui e dar a notícia é obra! Deus te pague.

    O presépio está muito bonito. Não tarda estarei a vê-lo ao vivo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Augusta
    As fotos estão lindas, mas a obra ao vivo está lindíssima. Fátima eu também tirei algumas fotos que publiquei no blogue da ASCRR, da Igreja só tenho do presépio concluído. Quero aproveitar para dar os parabéns a todos pelo lindo trabalho que fizeram na Igreja, está muito lindo o presépio como sempre!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Augusta
    De facto as fotos estão lindas, no entanto convido todos a visitar os presépios ao vivo, para assim poderem apreciar melhor a beleza de cada um, e respirar um pouco do ar puro que circula na nossa terra...

    Um beijo

    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Puseram um comboio no presepio como se nessa altura oubesse comboio! nesse tempo só avia burros, cabalos e maxos. A nossa senhora não deberia estar deitada? Se tinha acabado de dar à luz deberia estar deitada com o menino e não de juelhos.
    Ele á cá cada uma.

    ResponderEliminar
  5. Realmente há pessoas que não vêem um comboio à frente... mas, não merecem atenção, pelo que vou fingir que é só mais um intruso que tenta destruir o que os outros construíram com tanto empenho e dedicação, dando a cara e o esforço necessários para manter uma tradição, honrando a religião cristã, herdada ou adquirida, cada um é livre de escolher, sem interferências mal intencionadas, fingidas , hipócritas.. desculpa Fátima, não me contive...
    Extraordinário é o facto de as pessoas serem solidárias, cooperativas, disponibilizando forças e meios em detrimento das suas vidas pessoais... mas o resultado final é a prenda bem merecida pese aos invejosos a verdade.
    "Se cada um de nós colocar uma pedra aparecerá uma obra... se a olhamos com desdém é porque não mexemos uma palha"...
    Parabéns rapaziada, fizemos um bom trabalho e o resto é propaganda barata.Abraço e Festas Felizes para todos.

    ResponderEliminar
  6. Tonho

    O teu desabafo está mais do que justificado, não tens que pedir desculpa por nada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Na verdade há cada uma... e o(a) anónimo(a) tem toda a razão. Para ser um presépio a sério, falta o burro,que deve ser ele com toda a certeza, pois foi o único a descobrir tal pormenor.
    Parabéns ao grupo pelo simbolismo e tradição que devem ser mantidos.
    Filinto

    ResponderEliminar
  8. O presépio está muito bonito e por isso, dou os parabéns aos artistas.
    A si Filinto, agradeço-lhe a boa gargalhada que me propovocou.

    bjos

    Olímpia

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos,

    O presépio é a nossa representação alegórica do nascimento de Jesus Cristo. Além de toda a representação para os Católicos como eu, é também uma representação cultural de um lugar (e uma nação) profundamente ligado à tradição cristã.

    A Junta de freguesia, a ASCRR e a Mordomia de Nossa Senhora do Rosário estão de parabéns pelos belos presépios que nos são presenteados neste advento. O resultado é, como sempre em Rebordainhos (terra onde a palavra comunidade faz todo o sentido), muito bonito. Parabéns a todos os participantes que ajudaram na sua criação.

    A minha vinda não se trata só de lisonjeio interminável. Queria também informar os leitores do concurso/desafio que a Diocese de Bragança-Miranda está a lançar: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=98222
    Penso que há muito potencial em Rebordainhos.

    Rui

    ResponderEliminar
  10. Lurdes:
    O apelo que o rui faz é a tua área! Bora lá!!!

    ResponderEliminar
  11. Há final o blogue não é para todos! tem sençura!Nen toda a gente pode cumemtar! Uns podem dizer o que muito bem lhe apetece porque são doutores e podem ufender os outros. Quando os outros dão o troco os cumentarios não passam na sençura. Se o primeiro cumentario que fiz ufendeu alguém pesso desculpa, mas foi sem querer só quis brincar um bucadinho.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo

    Se quiser que eu lhe explique, escreva-me para o endereço do blog que terei muito gosto em fazê-lo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Augusta
    Já tinha conhecimento desse desafio/concurso que a Diocese de Bragança - Miranda está a lançar e já tirei fotos para enviar. Quem tiver facebook pode votar nas fotos.

    Beijos
    Lurdes

    ResponderEliminar
  14. não é precizo explicar o que está já está explicado.

    ResponderEliminar
  15. NATAL
    Natal significa dia de nascimento. O meu natal de segundo anónimo, nesta ordem de comentadores, é tão importante como o natal do senhor Licurgo ou o natal da senhora Filomena.
    Jesus Cristo ensinou-nos que somos todos irmãos porque todos somos filhos de Deus.
    O Natal de Jesus renova, a cada ano que passa, a esperança de paz entre todos os homens.
    Feliz Natal para todos!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo 2

    Bem-haja por repor, neste espaço, aquilo que é verdadeiramente importante: a esperança renovada que nos é trazida pelo Menino.

    Boas-festas.

    ResponderEliminar


Agradece-se que os comentários tenham relação com o conteúdo do artigo.
Obrigada.