segunda-feira, 28 de julho de 2008

Arufe II

Arufe é calma, sossego e paz.

Arufe é aconchego, apesar dos ventos que sopram lá em cima.

Arufe é o cheiro da maçã reineta da horta da capela.

Arufe é o odor do feno arrecadado no palheiro.

Arufe é a memória do comboio na curva da linha e que tanto medo provocou na Ruça.

Arufe é o caminho da Teixeira e do Labanho.

Arufe é o pladar das maçãs do múrio.

Arufe é...MÃE e PAI.
Augusta Mata

6 comentários:

Anónimo disse...

Garota

A suavidade das palavras com que defines Arufe revela bem o modo como o associas(associamos)ao que de mais terno tivemos na vida.

Beijos

Olímpia disse...

Augusta:
Que bonita combinação de palavras para descreveres Arufe!
Também eu a associo às vivências que nós tivemos durante a infância:cheiros,sabores,sossego, ao linho na horta da capela,...à Mãe e ao PAI.
Bjos
Olímpia

Anónimo disse...

Augusta
A maneira como descreves Arufe é simplesmente linda, tenho poucas lembranças dessa época, mas as tuas palavras são imagens, são sons, são cheiros... gostei.
Beijos
Lurdes

Augusta disse...

Lurdes:
Grata pelas tuas amáveis palavras.
As tuas recordações são bem mais recentes que as minhas mas, tenho a certeza que tens uma enorme capacidade de as poderes partilhar connosco.
Beijos
Augusta

Anónimo disse...

Sra. Augusta Mata muito linda suas palavras, as quais a Sra. sita os dizeres" que tanto medo provocou na Russa, e fiquei mutio curiosa em saber se por acaso não se trata de minha Avó paterna, a Sra. Beatriz de Jesus Martins ou então Beatriz dos Pazeres Martins, viuva do Sr.Antonio Roque, a qual veio com sua três filhas crianças ainda para o Brasil, tendo deixadou seu unico filho homem(meu Pai, Sr. Antonio Augusto Martins)aos cuidados de Antonio Joaquim de Morais e sua esposa Constancia Laurinda Lopes(conhecida como Tia Laurinda, avós de meu Pai). Gostaria de saber se alguem ainda lembra-se de minha familia. Estivemos ai em maio/2009 e fomos recepcionados pelos proprietarios do café e tambem pela Sra. Ana de Arufe, todas muito simpaticos e muito amaveis. Espero ter noticias em breve. Obrigada e um imenso abraço dos irmãos Brasileiros. Helena@colegiodominus.com.br

Anónimo disse...

Olá, bom dia!
Após tanto tempo volto a escrever, pois não sei se por acso o meu email estava com problemas, e acabei não recebendo nenhuma resposta e aproveito para colocar tambem o email de meu irmão mais novo.
Wagnerluzamartins@ig.com.br
helena@colegiodominus.com.br
Minha solicitação é sobre a Russa, ou Beatriz dos Prazeres Martins/Beatriz de Jesus Martins