terça-feira, 23 de junho de 2009

Retoma de uns rostos atrasados...

A minha irmã Augusta não me vai levar a mal que publique parte de um e-mail que me escreveu... Reza assim:

A blogosfera traz-nos realmente muitas surpresas. Imagina que um funcionário do IPB é filho do Rogério do tio Júlio. Exactamente! Hoje, porque tive de me deslocar à Escola de Educação, ele viu-me, esperou por mim e... surpresa!...
1º - relativamente à fotografia da malha onde está a Marquinhas e o Cinquenta, o Fernado Jarrete diz que aquela personagem que todos dizem parecer-se com os Alves, é... o tio Leque (opinião não corroborada pelo irmão Rogério). Mas o Fernando diz que afirma quase a pés juntos. E, agora que mo disseram, não é que a mim também se me parece? Indaga lá junto dos restantes, se não haverá essa possibilidade.

Há, ainda, outra surpresa: a oferta de duas fotografias portentosas que publicarei a seu tempo. Obrigada Augusta e obrigada meu primo distante, neto do tio Júlio!

Entretanto, aqui fica a personagem de que falámos já tanto: é o tio Manuel Leque ou o tio Francisco Alves?

Fica aqui mais uma achega, enviada pelo Rui Freixedelo, neto do tio Eurico e da tia Julieta.

Eu quando mostrei à minha avó ela disse que era possível que fosse ele [o tio Francisco Alves, seu pai], mas tinha dúvidas devido à idade da sra. Marquinhas, que não deve andar longe dos 65, e da morte do meu avô que foi em Dezembro de 55 julgo... Ou seja foi há 53 anos aproximadamente. E por isso, ela pôs as suas duvidas, mas não sei mais. Não sei se isto ajuda muito, mas é só na tentativa de dar uma achega.

14 comentários:

Augusta disse...

Oh minha chopa:
Não havia necessidade... pelo menos na íntegra. É que assim, obrigas-me a pedir desculpas publicamente pela minha ignorância em relação ao nome do nosso primo.
Bem, não há como aceitar!
A minha opinião já a puseste no texto. Por isso, nada mais digo
Beijinhos

Augusta disse...

Primo

Desculpas, não desculpas primo?
E já agora, deixa-me lançar-te o desafio para, uma vez que consultas o blog, vires aqui deixares uns comentários. Já to lancei pessoalmente, mas já que a "comadre" da minha mana, fez o favor de me fazer passar por esta vergonha, não há senão assumir!
É que eu tinha-lhe pedido para me dar tempo, até eu saber o teu nome.
Enfim, um dia destes pergunto-to pessoalmente
Beijos

António Neves disse...

Bom dia, prima o meu nome é António Manuel Cavaleiro Neves, terei todo gosto em ajudar no que puder.
Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Ó António Neves...

... primas, se faz favor, porque eu sou filha do mesmo pai e da mesma mãe. E a Amélia e a Olímpia... só para falar das mais envolvidas aqui no blog.

Porque é que tu não és Pereira se descendes do tio Júlio por via masculina? Nós todos gostávamos tanto do teu avô, principalmente a minha mãe!

Obrigada pela tua colaboração mostrando que te importas connosco e com a terra de teus avós.

Beijos (olha que o que escrevi no início é uma brincadeira!)

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Desculpa ter saltado os teus comentários, mas fiquei tão contente com a participação do nosso primo António Neves, que me não contive.

Não publiquei na íntegra: falta o parágrafo final!!! Achei que te não importarias que publicasse porque estava um texto muito bonito e vibrante de entusiamo. Se fosse eu a escrever reduziria aquilo a duas frases diplomáticas, sem graça nenhuma. A escolha não era difícil.

Continuo na minha: só pode ser alguém da família Alves: pelo rosto tão característico e pela idade.

Beijos

António Neves disse...

Boa tarde primas...
Eu infelizmente já não conheci nenhum dos meus avós, nem paternos nem maternos. Não sou Pereira, porque o meu pai também não é - Rogério da Assunção Neves.
Cá fico à espera da publicação das minhas relíquias... Tenho o pai Rogério e o tio Fernando a puxar pela memória para identificar as pessoas das fotos, a minha madrinha tia Eduarda "Seca" também devia dar uma ajuda...
Abraços

Fátima Pereira Stocker disse...

Olá António, boa tarde

Como temos aqui três Antónios, tu passas a ser o António Jarrete, nomeada de teu avô. O Tonho n.º 1 provavelmente não o conheces, mas se costumas ir a Rebordaínhos, os pais dele eram vizinhos da actual casa da tua tia Marquinhas. O outro Tonho (Braz) também é teu primo, porque filho do tio Arnaldo e neto do tio Pereira.
Da tua avó paterna, a tia Francisca, não tenho memória. Sei, apenas, que era irmã de minha avó materna(Olímpia) que também não conheci.

À conta de seres bisneto do tio Pereira é que eu julguei que fosses Pereira, mas devo estar a fazer alguma confusão, que é o cosume!

A ua madrinha, a tia Eduarda Seca, coitada, não há-de poder participar porque não tem internet. Falaremos com ela no Verão, certamente.

Obrigada por estares a colaborar connosco. Dá beijos meus ao teu pai e ao teu tio que, de certeza, se lembram da enorme amizade que havia entre o teu avô e a minha mãe.

Beijos

Anónimo disse...

Olá, Augusta. Eu já sabia que tinhas jeito para detective privado. Neste caso, fizeste uma boa presa. Também sou primo,segundo, carnal do Rogério. Não interessam as razões porque não é Pereira.
Quanto à foto em si, também me parece naquele ar malicioso, como quando nevava e vinha à janela gritar: Ai meu gadinho...o que comerás àmanhã.
Contudo, grande paressença com o Tio Artur.
Um grande abraço para o primacho como diria alguém muito querido do blog, e BJS para as irmãs fantásticas.António Brás Pereira

Augusta disse...

António (Jarrete)
Já viste no que te mesteste, não viste?
Mas não faz mal. Há já várias vantagens neste blog. A principal será na minha opinião, o convívio virtual entre amigos.
Quanto à opinião da tia Eduarda, vou imprimir e, quando lá for, peço-lhe a opinião.
Apresentarei o resultado. Mas digo já que não vai ser neste fim-de- semana. (Valores mais altos se levantam).
Beijinhos

Augusta disse...

Tonho (Braz)
Olha que quem foi o detetive foi o primo. Ele é que me descobriu.
Mas agradeço-te na mesma.
E que a saga continue
Beijos

Olímpia disse...

A coisa está mesmo a compôr-se!...
Bonito!...Agora, desatem os nós todos!
Depois da dica do neto do tio Júlio,(um primo da mãe que eu tanto adorava -julgo que o amor era recíproco-),reconheço que,e após rebuscar nas minhas memórias de infância,poderá realmente ser o tio Leque.
Sr. anónimo, toca a deslindar o mistério!
Bem-vindo, primo António Neves.
Bjos para todos
Olímpia

Amélia disse...

Fátima,

uma vez que o tio Júlio é avô do António a tia Francisca não pode ser a Avó o mas sim bisavó.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Amélia

Claro que era bisavó!

Beijos

Rui Freixedelo disse...

Eu quando mostrei à minha avó ela disse que era possível que fosse ele, mas no entanto tinha duvidas devido à idade da sra. Marquinhas, que não deve andar longe dos 65, e da morte do meu avô que foi em Dezembro de 55 julgo... Ou seja foi 53 anos aproximadamente. E por isso, ela pôs as suas duvidas, mas não sei mais. E também estou no porto não tenho ninguem para me ajudar. Não sei se isto ajuda muito, mas é só na tentativa de dar uma achega.