segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para Ti


......................................Para Ti

......................................Vamo-nos sentar…

......................................Por hoje já chega, bem sabes…

......................................O sol de meia encosta já quer abalar,
......................................E com o gado acomodado,
......................................Contigo aqui ao lado,
......................................Já podemos conversar.

......................................O que tenho para te dizer,
......................................São sentimentos que trago
......................................De um sentir cândido e amargo,
......................................Deste olhar só para ti.

......................................Sabes Pai,

......................................Aquele dia em que me acordaste,
......................................Para a vida que me entregaste,
......................................Julguei até renascer.

......................................E tu, estavas lá.

......................................Ao acordar, já o sol raiava…
......................................E os teus braços paternais,
......................................Como almofadas reais,
......................................Fizeram-me erguer.

......................................Dos rumos que me traçaste,
......................................Da vida que me ensinaste,
......................................Em parte, eu consegui.

......................................Não penses que fugi,
......................................Por vezes não fui capaz,
......................................Mas levei a vida que escolhi.

......................................Sabes Pai

......................................Agora compreendo,
......................................O afável longo tempo
......................................Que do teu peito abriste
......................................Para me fazer feliz.

......................................Até já.

................................................Orlando Martins - 2010

8 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Orlando

E tu estavas lá
no lugar da atalaia que é o lugar dos pais e de onde não arredam pé, mesmo que já não sejamos capazes de os ver.

Obrigada pela partilha, tão bela e tão íntima, num regresso abençoado ao nosso convívio.

Um grande beijo

Olímpia disse...

"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar." (Bertrand Russell)

Que bonita homenagem fizeste ao teu PAI!
Tenho a certeza que, neste momento, ele sorri para ti porque, se algum dia tu não fizeste aquilo de que ele mais gostava, neste momento, fazes aquilo de que ele mais gosta: AMÁ-LO

Bem-hajas Orlando pelo teu regresso.

Bjos

Olímpia

antonio disse...

Orlando: fiquei duplamente satisfeito ao entrar no Blog. e verificar que estavas de volta, após este silencio, de que, por certo precisavas, e eu respeitei, embora várias vezes fosse tentado pelo desejo de te telefonar...
Depois voltei a ler, imocionado, a homenagem poética bem merecida a um Homem bom, à tua manífica maneira, tramsportando carinhosamente sentimentos bem definidos os quais englobam os que são pais e foram filhos, os que são filhos e foram pais, ou simplesmente os entes queridos...pelo teu regresso e tão belos poemas, muito obrigado, com um abração amigo...

Joaquina Salqueiro S. C. disse...

Só tenho um comentário , se me permite , «LINDO!!»

Quina , beirã e «Idanhense sonhadora »

Anónimo disse...

Caro Sr. Orlando:

Como é bom voltar a lê-lo!...

Volte sempre.

cumprimentos

Marcos

Anónimo disse...

Um enorme, efusivo amplexo ao poeta renascido! Rebordainhos é uma terra rica e os seus talentos escondem-se debaixo das folarascas, como as castanhas que já começaram a pingar.Solta o poeta que há em ti e lambe os teu versos 'como a ursa faz aos ursinhos' - diria Sá de Miranda.
E vou-te enviar uma foto-memorial, com um abração do
AFernandes ou Tonho da tia Lídia

Anónimo disse...

Orlando
Como gostaria de saber;
dizer assim!
Um beijo
Eduarda

Anónimo disse...

Muito obrigado a todos pelas palavras de estímulo.

Orlando Martins