sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AURORA BOREAL


Tinha terminado mais um dia de Janeiro. Às seis da tarde, já toda a gente ceara e preparava-se para passar mais um serão. Provavelmente, as mulheres entretinham-se a fazer meia e os homens, tábua no colo, pisavam o unto que, enrolado em bola, se tornaria no tempero delicioso do caldo de couves do ano inteiro.

Ninguém sabe como foi que deram por ela, mas o facto é que todos sairam à rua e olhavam embasbacados. Nunca tal se vira!

O céu apresentava-se de um vermelhão que metia medo. Todo o Norte parecia tingido de sangue!

Ouviram-se gritos de temor pelo fim do Mundo anunciado e as mães abriram os braços para que neles lhes coubessem todos os filhos que tinham. Deve ter sido assim por todo o povo. Menos no bairro da Portela.

Na Portela, o tio Ramos e o tio Pereira, cunhados por serem casados com duas irmãs, faziam um fado! Na sala do Pereira, ambos de meotes, dançavam um com o outro, dando-se o braço em gancho. E cantavam também, porque dançar sem música não tinha jeito nenhum! De vez em quando paravam e assomavam à janela. O Ramos espreitava e dizia:

- Olha a aurora boreal!

O Pereira, que gostava pouco dos "ai meu Deus" e de coisas que nunca vira, tratava de corrigir:

- São os medeiros dos Vales que estão a arder!

E passaram a noite nisto, a dançar de meotes e a espreitar à janela, um a afirmar que era a aurora boreal e o outro a dizer que eram os medeiros dos vales a arder!

No bairro da Portela não sabiam se haviam de chorar com o espectáculo do céu, ou rir com o espectáculo dos dois borrachos.

Os cegos de Vinhais rapidamente poriam em verso este acontecimento raríssimo de uma aurora boreal observada em Portugal. Pela feira dos Chãos, tais quadras chegaram ao conhecimento de meio mundo e foi assim que o meu tio Manuel as decorou e mas ensinou. Tinha doze anos nessa altura e estávamos em 1938.

Meus senhores, venham ouvir
Grande pecado de paixão,
Caso triste e horroroso
Fez tremer o coração!

Apareceu um sinal
Aos vinte e cinco de Janeiro,
P'ra que todos acreditassem
Naquele Deus verdadeiro!

Ele foi universal,
Em todo o lugar apareceu:
Foi visto por todo o Mundo
Mas ninguém se arrependeu!

Esse sinal foi um exemplo
Não devemos duvidar:
Anunciou por todo o Mundo
Grande guerra mundial!

____
Efectivamente, a II Guerra Mundial começaria a 1 de Setembro de 1939. No entanto, logo em Março de 1938, Hitler anexava a Áustria e, pouco depois, conquistava a Checoslováquia. Entre nós, muitos veriam na aurora boreal a confirmação da
mensagem de Fátima.
____
A imagem que ilustra o artigo foi
retirada daqui. Mostra uma aurora austral porque não encontrei nenhuma boreal que correspondesse às descrições que ouvi e li.

Sem comentários: