terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Careto (II)

Felizes os povos que são capazes de manter as suas tradições, muito embora precisem de as adaptar. Rebordaínhos é feliz! Que importa se o rapaz que veste o fato do careto já não é escolhido e mantido em segredo? O que interessa é que essa figura perdura, disso se encarregando o Rogério Veigas (da Marquinhas). Bem-haja ele! Mostra a cara? Paciência... também já não há raparigas para chocalhar, nem as crianças fogem dele como o diabo foge da cruz!

Bem-hajam, também, os cantadores: Casimiro Pires; Francisco Martins; Manuel Ferreira e António Rodrigo. Magníficas vozes entregues a um esforço que só a dedicação ao povo compensa! Aqui ficam quatro apontamentos, em três casas diferentes, entoando estrofes diferentes.

.
.

Estes mimos, assim como todas as fotografias que ilustram este artigo e o anterior, temos a agradecê-los ao Rui Freixedelo (da Maria Angélica).

..

A graça que acho a esta fotografia!

8 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Aos cantadores
Ao careto

Bem-hajam por esta dedicação ao povo, repetida ano após ano, sabendo nós do cansaço que isso vos provoca.

Um forte abraço para todos

Fátima Pereira Stocker disse...

Rui

Bem-hajas tu também por te interessares e por colaborares nesta partilha que permite, a quem está longe, matar saudades. Sem as tuas fotografias e sem os teus vídeos nada disso seria possível e os que estamos fora da nossa terra teríamos a saudade bem mais pesada.

Um grande beijo!

Lurdes disse...

Fátima,

Bem-hajas tu também que mantens este blogue e como tu bem dizes permite aos que estão longe recordar tradições e matar saudades da terra, como se costuma dizer só sentimos falta do que não temos.
Parabéns aos cantadores e ao careto (desculpa Fátima, uma pequena correcção é o Rogério o careto)e obrigada Rui pelos vídeos e fotos, estão muito bonitas.

Beijos
Lurdes

Fátima Pereira Stocker disse...

Lurdes

Que confusão fiz! Obrigada por me teres dito, porque pude corrigir, dando o seu a seu dono!

Obrigada pelo que me (nos) dizes.

Beijos

Lurdes disse...

Fátima

Obrigada a ti também :-)
Coloquei um link para os facebukianos poderem ver o que se vai passando por aqui e pela nossa aldeia...

Beijos

Augusta disse...

Já que estamos numa de agradecimentos, também não podiam faltar os meus. Agradecida a todos os participantes: careto, cantadores e repórter. Grata também a ti, mana que também me permites matar saudades, principalmente este ano que não tinha porta para abrir. Bem, a bem dizer, também não tinha para fechar!
Beijos a todos

Olímpia disse...

Bem-hajam Rui e Fátima.

Bjos

Olímpia

Anónimo disse...

Bem hajam todos! Obrigado por nos proporcionarem estes momentos tão...divertidos!