domingo, 2 de janeiro de 2011

CONTAS


EPIFANIA E LAVANDEIRAS


Celebra-se hoje a festa da Epifania. Nas leituras dominicais destaca-se a passagem do Evangelho de S. Mateus em que se narra a visita dos Reis Magos, gentios vindo do Oriente. É, precisamente, neste acontecimento que reside a epifania, ou seja, a manifestação de Deus que, através dos Reis Magos, Se revela a todos os povos da Terra.

Se bem vos recordais, o melífluo rei Herodes pediu aos Magos que, assim que encontrassem Jesus, lhe viessem dizer onde estava, para também O ir adorar. Na verdade, o que ele queria era matá-Lo, para não ter quem lhe disputasse o poder mas, avisados em sonhos, os Reis do Oriente foram-se embora sem nada contarem. Herodes, para cortar o mal pela raiz, determinou a matança dos inocentes. Jesus escapou com vida porque a Sagrada Família fugiu para o Egipto.

É aqui que entram os acrescentos que, em Rebordaínhos, fazemos ao texto bíblico.
Na nossa tradição, dizemos que S. José ferrou a burra ao contrário, de modo a enganar os que fossem em sua perseguição: quem olhasse para as pegadas pensaria que aquele animal estaria a entrar na terra, em vez de sair dela. Mesmo assim, os soldados do rei perguntavam:

- "Vistes passar Jesus por aqui?"
E as lavandeiras, limpando as pegadas com a cauda, respondiam:
- "Por aqui não passou! Por aqui não passou!"

Gostaria de saber a moral que cada um tira desta história (para poder acrescentar ao texto).
Eu deixo esta: o auxílio dos mais humildes é tão importante que até Deus beneficiou dele.

"O seguro morreu de velho",terão pensado as andorinhas, não fosse o diabo tecê-las e os soldados do rei começassem a questionar-se sobre as pegadas. É a máxima acrescentada pela Olímpia.

___
O que eu aprendi sobre lavandeiras! Vejam lá bem que lhes chamam Motacilla alba e têm mais nomes vulgares do que nomes próprios os reis!

.

___
A pintura da visita dos Reis Magos é de Grão Vasco, grande pintor português do séc. XV-XVI

7 comentários:

Joaquina Salguero S. C. disse...

Lindas estas aves chamadas lavadeiras . Na minha terra diz-se que foram as pombas que limparam as marcas das patas da burrinha que transportavam Jesus e Maria ...De qualquer modo foram salvos da maldade de Herodes .
Abraço
Quina

Fátima Pereira Stocker disse...

Quina

São lindíssimas, as lavandeiras, como nós lhes chamamos. Habitam-nos durante todo o ano e são companheiras de quem lavra os campos, porque aproveitam para comer a bicharada que fica a descoberto pelo passar da charrua.

Um abraço

Olímpia disse...

As lavandeiras pensaram que, antes que o diabo as "tecesse", ou melhor, antes que os soldados do rei se resolvessem questionar, o melhor seria apagar as ditas pegadas (mesmo ao contrário).
Conclusão: O SEGURO MORREU DE VELHO

Bjos

Olímpia

Olímpia disse...

São lindas, as lavandeiras.
Elegantes na pose e no canto.

Olímpia

Fátima Pereira Stocker disse...

Olímpia

Confesso que essa nem me passou pela cabeça! Vou já acrescentar!

Beijos

Lurdes disse...

Lindas essas aves, desconhecia a história.

Um Bom Ano de 2011 para todos!

Beijos

Lurdes

Fátima Pereira Stocker disse...

Lurdes

Eu era muito pequena, mas recordo-me tão bem de ouvir a minha mãe a contar-me a história! Era um dia cheio de Sol e estávamos as duas na terra que a tia Maria Fecisma tem atrás de casa. Lembro-me de ter comentado: "ó mãe, aqueles passarinhos andam aos pulinhos e sujam o rabo na terra!" E foi então que a minha mãe me contou porquê. Nunca mais me esqueci, como podes ver.

Beijos