terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CORRECÇÃO DEVIDA (e agradecimento merecido)

O Tonho Brás fez o favor de gastar do seu tempo à procura de uma fotografia que mostrasse, de facto, o nosso campo da bola. Agora sim, não há dúvidas: com a Senhora da Serra lá ao fundo e o povo a ver-se por entre os jogadores, o lugar não poderia ser outro se não o cimo da Cabeça. MUITO OBRIGADA, TONHO! Já tratei de substituir por esta, aquela com que erradamente ilustrara o magnífico texto do Tonho Fernandes.

Aproveitemos, agora, para proceder ao jogo da identificação dos nossos rostos. Reconheço vários, mas aguardo as vossas sugestões, para esta equipa de 12, onde atribuí o n.º 1 ao tio António Piloto (o guarda-redes que se pusesse à esquerda!...)


1 - Tio António Martins (Piloto)
2 - Duarte (Pacheco)
3 - Guilhermino (Sortes)
4 - Manuel Pais (Lhé)
5 - Ferro (de Rossas)
6 - Evangelista (Carriço)
7 - Armindo Pais
8 - Carlos Pereira (Chedre)
9 - (de Serapicos? de Fermentãos? da Freixeda?)
10 - Tarcísio
11 - Toninho (de Rossas, sobrinho da tia Joana Padeira)
12 - Carlitos (Chiote)



20 comentários:

antonio disse...

Creio ser fácil a identificação dos atletas, pelo que vou deixar para aqueles que tiverem mais dúvida...
Obrigado Fátima. Sentia-me mal... agora é mais um desafio para o pessoal. Boa sorte

Olímpia disse...

Ora então, vamos lá arriscar.
nº2- Duarte (Pacheco);
nº6- Evangelista (Carriço);
nº7- Armindo;
nº10- Armindo
nº12- Carlitos

Bjo

Olímpia

Olímpia disse...

nº3- irmão da Teresa(brava)
nº9- Guilhermino (Sortes)

O nº4 será o nosso Pedro?

Anónimo disse...

nº 10 -Tarcísio
nº 8 -Carlos Chedre

António disse...

Atão lá bai:

1. Tiu António Piloto
2. Duarte Pacheco
3. Guilhermino
4. Manuel Foguete
5. Ferro (de Rossas)
6. Evangelista
7. Armindo
8. Carlos Chedre
9. Ferreira
10. Tarcísio
11.
12. Carlitos Chiote

Será?

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho Brás
Certíssimo


Olímpia
Como a mim também me parece que o n.º 3 é o Guilhermino (Sortes), optei pela proposta do Tonho e, em consequência, também pus à frente do n.º 10 o Ferreita (proposta dele também, embora a mim me não pareça).

Anónimo
Obrigada pela colaboração.

Tonho

Obrigada! O número 11 é que está sem propostas, coitado!

Beijos a todos

Anónimo disse...

Não pode ser alguém daquele pessoal que moravam à Portela e que eram umas 3 raparigas (ou mais) e 2 ou 3 rapazes? Vagam na minha memória um nome e uma nomeada: Manuela e pintassilgo, será?

Ribordayn

Anónimo disse...

Olá minha gente,os palpites estão quase certos,só hà dúvida no numero 9 e 11. Então eu vou dizer quem são. O n.9 não é de Rebordainhos por isso desconhecido de muitos o n.11 é o Toninho de Rossas irmão do luiz manuel e sobrinho da tia joana Padeira.O n.5 é mesmo o Ferro de Rossas.Um santo NATAL a todos. Carlos Pereira

Carlitos disse...

Olá Fátima! Gostei de ver a fotografia, foi uma surpresa para mim! Aproveito para informar que o nº 11 é o Toninho (Ligeira - Rossas).

Tenho uma foto da A.F. Bragança no campeonato da Inatel (Fev. 1974). Vou enviá-la para o e-mail do blog.

Carlitos

Fátima Pereira Stocker disse...

Ribordayn

Pelos vistos não acertaste, mas ainda bem que trouxeste essas pessoas à liça porque, creio, nunca falámos delas aqui no blog. E eram bem estimadas, as pessoas da família do tio Hermenegildo "Caixeiro"!

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Carlos

Muito obrigada pela ajuda!

(Tanta gente de Rossas, e eu a pensar que andávamos sempre à lapada - ou pior - com eles!!!)

Obrigada, também, pelos teus votos, que retribuo com muito carinho. Ides a Rebordaínhos no Natal?

Beijos para vós todos

Fátima Pereira Stocker disse...

Carlitos

É assim que se (re)constrói a memória: partilhando aquilo que temos. Foi, afinal, aquilo que também fizeste, ao mandares-me a fotografia que publicarei amanhã ou depois.

Desculpa se abuso, mas a tua avó (Ana) bem merecia que se lhe contasse a história ou, pelo menos, algumas histórias. Não queres pensar no assunto?

Muito obrigada
Beijos

antonio disse...

Quanto a mim, só há duas caras que não me parecem certas: o N.º 3 tenho grandes dúvidas que seja o Sortes... primeiro porque raramente jogava, depois porque me parece ser o Vaz... ou será que ainda era demasiado jovem ? Quanto ao 9 se me não engano era de Soutelo... o Carlos é que deve saber... foi ele que me ofereceu a foto... grandes observadores , um abraço para todos.Fico á espera da da INATEL.

Ribordayn disse...

Pois é Fátima, não se podem acertar todas, mas pelo menos acertei as duas primeiras na mosca: O Tarcísio e o Carlos. Se bem que nessas eu não tinha a menor dúvida.
Agora para o António: Poderia ser o Vaz sim, afinal ele está para completar os "cinquentinha" em Janeiro, mas a fisionomia não me parece a dele. Parece-me mesmo mais com a do Sortes daquela época. Infelizmente no 9 eu não arrisco nada, pois olho para a foto e não me lembra absolutamente nada.
abraços

Chanesco disse...

Fatima

A ver pela foto, com uma uma equipa bem apresentada, em Rebordainhos haveria o mesmo problema que na minha Vila Boa de adopção. Dada a acentuada irregularidade do relevo, dificilmente se arranjava um campo que pudesse ser roubado ao fabrico para se poder jogar à bola.
Hoje, à falta de rapaziada que lhe possa dar uso, o de Vila Boa, uma clareira entre castanheiros, foi invadido pelo "monte".

Um abraço para Rebordainhos e votos de BOAS FESTAS.

Anónimo disse...

Ola Pessoal.O n.9 é um rapaz duma aldeia, não tenho a certeza se era Serapicos Fermentãos ou Freixeda.O n.3 também tenho uma pequena dúvida mas o Vaz não era, por isso penso que seria oGuilhermino.Fátima perguntavas se íamos ao Natal a Rebordaínhos, não vamos ficar por aqui.BOM NATAL e poucas prendas que o País está em crise

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Tendo em conta a resposta do Carlos, farei a alteração de acordo com o que ele escreveu. Penso que estarás de acordo.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Ribordayn

A mim parece-me só o Sortes. Mas como tenho dado provas irrefutáveis de que sou péssima fisionomista, decidi acreditar em tudo quanto me dizem (mas no meu primo Carlos, eu acertaria sempre!)...

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Chanesco

Nem queira saber como está o de Rebordaínhos... voltam a campear as carvalheiras: só a sua altura mais baixita do que as outras assinala o lugar do campo. Verdade, verdadinha, a Junta de freguesia construiu um pequeno campo que substituiu esse e que a garotada aproveita quando está de férias.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Carlos

Pois então, são essas hipóteses que vou acrescentar.


Quem se está a deixar deprimir com a crise deve lembrar-se que o povo assevera que "tristezas não pagam dívidas". E o povo é sábio!

Como não ides a Rebordaínhos, resta-me desejar-te, e à Maria às garotas, um feliz Natal.

Beijos