sábado, 17 de dezembro de 2011

ROSTOS

Aqui vos deixo a fotografia que o Carlitos fez o favor de enviar e que representa a equipa de Rebordainhos que disputou o campeonato do INATEL em 1973/74 (ou seria, ainda, FNAT?).

Os jogadores que me desculpem a numeração, sempre ao calhas. Tenham paciência, não lhes sei os números. No entanto, se alguém fizer muita questão - e me informar - terei todo o gosto em alterar o que for preciso.



1 -Tarcísio Martins
2 - João?
3 - António (Pintassilgo)
4 - Manuel Pais ?
5 - Ferro (de Rossas)?
6 -Armindo Pais
7 - Carlos Pereira (Chedre)
8 - Orlando Martins? Perdigoto?
9 -António Brás
10 -Zé Maria
11 -Carlitos (Chiote)


DIZ-NOS O TONHO BRÁS:

Quanto à ideia de haver numerosos jovens em Rebordainhos, e bons jogadores de futebol, também é verdade... acontece que nem sempre estavam disponíveis... alguns estudavam, fora, outros residiam fora, como era o meu caso... fui inscrito à pressa e como era um torneio bastante importante, outros bons jogadores foram inscritos por nós, o caso do Luis Manuel (ferro) que quase sempre jogava connosco. Os irmãos Fernandes eram bons jogadores, assim como o Filinto, o Evaristo... enfim, quase todos os que estavam nos Salesianos!

Neste dia, era a matança em casa da tia Helena. Comemos à pressa e fomos para Bragança. Primeira má notícia: o jogador do FC Porto, Pavão, faleceu no jogo, com paragem cardíaca. Durante o nosso jogo, o Carlitos caiu sozinho de pés juntos e toda a gente receou o pior... felizmente, recomeçou a jogar sem problemas. O jogo decorria no campo do Bragança, com os do bairro da Mãe-de-Água, quando me ia isolar, fui empurrado, e protestei com o árbitro federado, mas de Bragança. Mostrou-me o amarelo, e perguntou-me se sabia o que era aquilo?
-Sei - respondi. - Então já vai saber o que é o vermelho... O Armindo sai da baliza e vem a correr, empurra o árbitro, e começou uma confusão de pancadaría... não fomos todos parar à "pildra" porque o Tarcísio, furriel no BC3, conseguiu apaziguar (...).


E ACRESCENTA:

Este jogo realizou-se em Dezembro 1973. Era Domingo e o pessoal estava todo abalado... Também decepcionado ficou quem nos inscreveu na FNAT, aqui não tenho a certeza, mas, creio ter sido o tio Jaime, ou o Sr. Profrssor, porque fomos irradiados.Eu só joguei uma vez no campo Municipal de Bragança... joguei em 75 na FNAT pelos do bairro da Mãe de Água, mas jogávamos no campo do então Destacamento de Bragança (bc3)

20 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Identifico seis rostos. Entre eles, como não poderia deixar de ser, os dos meus dois primos e o do Carlitos. Mas fico à espera dos vossos contributos para começar a escrever.

Ribordayn disse...

Aqui volto eu para arriscar um palpite:

1 -Tarcísio Martins
6 -Armindo Pais
7 -Carlos Pereira (Chedre)
9 -António Brás
10 -Zé Maria
11 -Carlitos (Chiote)

joao neves disse...

´poise ainda de via ter uma iquipa

joao neves disse...

pois e aida devia ter uma iquipa

Fátima Pereira Stocker disse...

Ribordayn

Precisamente, os seis que eu reconhecia. Creio que o palpite foi certeiro.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Carlitos

Pois devia, devia! Como bem sabes, no entanto, agora só se for de velhos...

Eu só não entendo é a razão de, havendo na altura tanto rapaz novo, ser preciso compor a equipa com ganapos de fora.

Se não nos entendermos, conto contigo para identificares quem faltar, está bem?

Beijos e obrigada pela fotografia.

antonio disse...

Caros amigos; a Fátima tem razão... na época deste jogo a INATEL ainda se chamava FNAT. Quanto à ideia de haver numerosos jovens, em Rebordainhos, e bons jogadores de futebol, também é verdade... acontece que nem sempre estavam disponíveis... alguns estudavam, fora, outros residiam fora, como era o meu caso... por casualidade este jogo realizou-se no mês de Agosto, fui inscrito à pressa, e, como tal, era um torneio bastante importante, razão pela qual, outros bons jogadores foram inscritos por nós, o caso do Luis Manuel (ferro) que quase sempre jogava connosco, e o meu irmão com os de Rossas e de Murçós, que creio eram dois,assim como de Bragança... eu creio que o N.8 é um deles, mas, vejo o 3 o António (pintasilgo) o meu irmão é que pode identificar. Sei que o Tarcísio estava presente, porque este jogo teve uma história dramática, mas vejo-o mal com o N.º1. Os irmãos Fernandes eram bons jogadores, assim como o Filinto, o Evaristo... enfim, quase todos os que estavam nos Salesianos!
Neste dia, era a matança em casa da tia Helena. Comemos à pressa e fomos para Bragança. Primeira má notícia, o jogador do fc Porto, Pavão, faleceu no jogo, com paragem cardiaca. Durante o nosso jogo, o Carlitos caiu sózinho de pés juntos e tada a gente receou o pior... felizmente, recomeçou a jogar sem problemas. O jogo decorria no campo do Bragança, com os do bairro da Mãe-de-Água, quando me ia isolar, fui empurrado, e protestei com o árbitro federado mas de Bragança. Mostrou-me o amarelo, e perguntou-me sa sabia o que era aquilo? -Sei - respondi. Então já vai saber o que é o vermelho... O Armindo, sai da balisa e vem a correr, empurra o árbitro, e começou uma confusão de pancadaría... não fomos todos parar à " pildra" porque o Tarcísio, furriel no BC3, conseguiu apasiguar, ou mandava prender os que o insultaram. Isto já parece um testamento, pelo que fico por aqui... se alguem quiser contar, faça o favor. Abraços

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Eis uma história e pêras! Se te não importas, vou transcrever parte desta tua informação para o corpo do artigo.

Aquilo que escreveste sobre o Pavão permite datar a fotografia: 16 de Dezembro de 1973 (foi pesquisa, no google, não é sabedoria...). O número 13 foi aziago para esse grande jogador: caiu ao minuto 13 da 13ª jornada do campeonato de 1973.

Obrigada por teres identificado o Pintassilgo.

Beijos

Anónimo disse...

Olá pessoal,vamos lá tentar dar uma achega.No comentário do António hà um ou dois lapsos ou contradições.Se comemos à pressa na matança do porco da ti Helena,o jogo não podia ser no mês de Agosto, porque as matanças são no inverno.Penso também que não seria nesse jogo que o Pavão morreu,mas isso são assuntos que discutiremos pessoalmente. Vamos tentar identificar alguém:O n.2 não vejo bem quem seja. O n.4 arrisco Manuel Pais n.5 Ferro de Rossas.n.8 Orlando Martins. Os outros foi fácil.Bom Natal para todos.Carlos P

antonio disse...

Aqui volto eu... há de facto um lapso e dos "graúdos"... este jogo realizou-se então em Dezembro de 74, como é óbvio, não há matanças no mês de Agosto! Nesta data já estava eu em Portugal,a fazer o serviço militar... confundi apenas com a 1ª foto de Rossas, e o jogo era contra os de Coelhoso, creio ,peço desculpa.Quanto ao resto tenho cuase a firme certeza...Também sei por ter falado numa conversa ao acaso, que o Perdigoto e o joão estavam nesse jogo, pelo que o 8 parece-me ser o perdigoto, o 2 ou João? O Pavão nasceu aos 12/07/1947 faleceu no dia 16 de Dezembro de 1973, ao minuto 13, da 13ª jornada,contra o Setubal.

Fátima Pereira Stocker disse...

Carlos

Conversa, então, com o Tonho, para que eu possa emendar quando for possível, está bem?

Acrescentei as propostas que fizeste agora. Na do Lhé estou contigo, mas o Orlando não se me parece nada (impressão que vale menos do que nada, tendo em conta todas as asneiras que vou dizendo...).

Beijos e obrigada

antonio disse...

Rectifico: este jogo realizou-se em Dezembro 1973. Ando meio passado com a azeitona...era Domingo, e o pessoal estava todo abalado...Também decepcionado ficou quem nos inscreveu na FNAT, aqui não tenho a certeza, mas, creio ter sido o tio Jaime, ou o Sr. Profrssor, porque fomos irradiados.Eu só joguei uma vez no campo Municipal de Bragança... joguei em 75 na FENAT pelos do bairro da Mãe de Agua, mas jogavamos no campo do então Destacamento de Bragança (bc3)
Abraço

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Obrigada pelo acrescento. Tal como o Carlos, reparei na contradição e foi por isso que, ao publicar o teu comentário, fiz alguns cortes no texto, para que não aparecessem.

Agora vou acrescentar as novas informações que deste, tal como já acrescentei as tuas propostas de identificação do Perdigoto e do João (quem são eles?).

Beijos e obrigada

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Estava eu a proceder às alterações e tu a escrever novo comentário. Vou, então, aproveitar este último.

Beijos

António disse...

Amigos:

Estou a achar piada a isto tudo e de repente recordo-me que o meu pai (o tio Jaime) também me inscreveu pela equipa da Casa do Povo de Rebordainhos, mas só joguei uma vez, exactamente nesse campo de Bragança, mas não houve porrada. Recordo que a meio do jogo desatou a nevar como manda a lei; os de Bragança, talvez por não estarem tão habituados, desorientaram-se e perderam, embora tenhamos jogado bastante mal. Só me lembro do jogador que marcou o golo da vitória, o Carlitos Chiote. Mas os de Bragança até reagiram bem e presentearam-nos com um lanche todo catita. A data é que eu não sei.

Abraços

António Fernandes

CARLITOS disse...

FATIMA

Peço desculpa não ter comunicado mais cedo, mas fiquei sem computador.
Agradeçoa gentileza que tive3ste, adorei
oportunamente volto a contactar
Um santo e feliz natal
Beijos

Anónimo disse...

Orlando Martins o nº 8? Alguma vez!....Nada que se pareça!

CARLITOS disse...

FÁTIMA

Claro que podes contar comigo para identificar os "craques"...
Não tens de agradecer pela foto.É sempre um prazer colaborar para a divulgação daquilo que é nosso.

Beijos

CARLITOS disse...

Caro amigo António

Obrigado pelo teu comentário sobra
aquele jogo da foto.Perdemos por 3~0.Gostei particularmente de saber que hà ainda alguém que se lembra daquele episódio da minha queda só-zinho.Que susto...jamais esquecerei
dado que como disseste o Pavaõ aca-
bava de sucumbir durante o jogo com o V. de Setubal
l.Bem-hajas pela recordaçaõ.
Aproveio para lembrar que ainda não
tomàmos juntos aquele Whisky que ficou combinado durante o nosso jantar em Paris 1989 !!!Como passa depressa a vida! Um grande abraço, e feliz Ano Novo.

Anónimo disse...

sai daí doido rsrs