sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DIA DE REIS

O dia de Reis encerra o ciclo das festas natalícias. Enquanto tivemos sacerdote residente, era certo que, no dia 6 de Janeiro, recebíamos a visita de cantadores e mordomos em nossas casas. Agradecido pelo belo cantar, ou pela reza sentida, o povo retribuía com as esmolas que queria ou podia dar.

O outro lado da festa de reis é o da festa dos rapazes. Vestido no seu fato endemoninhado, o careto corria pelas ruas a chocalhar as raparigas e, sem cerimónia, entrava pelas casas a pirongar ũa c'roinha e, não raras vezes, a assaltar o fumeiro que, por esta altura, já estaria bem curado. Terminada a ronda pelas aldeias da freguesia, a rapaziada juntava-se para a festança que a colecta lhes permitira fazer.

Nos nossos dias, foi necessário adaptar o calendário às possibilidades do sr. padre e, por isso, a festa agenda-se para quando é possível. Como informou o Rui, este ano é no próximo domindo.

Não temos a certeza se haverá, ou não, careto. O Rogério Veigas (filho da Marquinhas e do João), que tem assegurado essa função nos últimos anos, está incapacitado de o fazer. Cabe-me deixar-lhe aqui uma palavra de agradecimento pela dedicação que tem mostrado. Com efeito, apesar de a manutenção da tradição ser um dever de todos, é ele quem tem assumido essa resposabilidade. Se a nossa terra se tem alegrado com os chocalhos e as gargalhadas do careto e se se tem colorido com a garridice das suas cores, é a ele que o devemos. Bem-hajas, pois, Rogério, e que recuperes bem.

Se outro rapaz aceitar vestir a pele do careto, cá estarei para dar a notícia - feliz porque a festa continuou.

Um bom dia de Reis para todos

3 comentários:

antonio disse...

Fátima: as datas, do tradicional dia de reis, não foram alteradas esta ano... tem vindo a ser assim há anos, pela simples razão de se encontrar mais gente nas suas casas, já que não se trabalha... Quanto ao careto, lamento que o Rogério ainda não tenha recuperado as faculdades fisicas... gostava da missão e era deveras competente; contudo,penso que não seja por aí, e pela frágil sitação de saúde do iniciador dos cantos que a tradição se perderá, pelo menos este ano... fica aqui a minha oferta, no caso de ser necessária, para o quarteto, tarefa que já desempenhei no passado.Desejo do coração um excelente dia de comemoração dos Reis de confraternização, responsos pelos nossos antepassados nas suas casas, e os parabéns aos mordomos, Fernando e esposa.E, que prevalesçam as tradições herdadas. Abraço para todos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho [Braz]

Provavelmente expressei-me mal, mas era minha intenção associar a "adequação" de algumas datas festivas ao facto de termos deixado de ter pároco residente, ou seja, desde que o Sr. P.e João faleceu.

O cantar dos Reis vai fazer-se, certamente, o Rui quase mo assegurou. Depois daremos notícia. O teu oferecimento é de louvar!

Obrigada por teres mencionado o nome dos mordomos das almas - que eu desconhecia. Referes-te ao Fernando do Outeiro e à Lurdes, não é? Se fizeres o favor de confirmar ou corrigir, agradeço, que é para poder indicar bem os nomes no corpo do artigo.

Beijos
Fátima

antonio jorge disse...

Viva
Tenho andado pelas festas de inverno há alguns anos e chegou a vez de tentar ir aí nos reis. Alguem me pode dizer se no domingo dia 6 (2013) haverá ou não peditorio pela aldeia com a presença de um careto?
Obrigado
(antonio.carloto@clix.pt)