quinta-feira, 14 de junho de 2012

Viagens Anuais

No rescaldo da viagem deste ano, e porque a memória também é feita pelos acontecimentos recentes, partilho duas fotografias de duas viagens anteriores. A minha proposta é adivinhar o destino e o ano em que se realizou cada uma das viagens.

1ª Foto - Lourdes/Andorra - 2005


2ª Foto - LIsboa/Óbidos - 2004


Notas: Não vale cábulas, tem de ser de cabeça, senão fica muito fácil.
            Se alguém tiver fotografias de outras viagens, por favor partilhe.

17 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Rui

Obrigada pela publicação, deveras interessante.

A primeira fotografia, com aquela coroa em fundo, creio que reporta o passeio a Lourdes (mas de santuários não entendo nada)

A segunda... aquele é o cabo da Roca, não é? Então deve tratar-se da viagem feita à região de Lisboa.

Estou muito longe?

Beijos e obrigada pela publicação

Augusta disse...

Rui:
Acho (tenho a certeza) que a Fátima acertou na primeira. Na segunda teno algumas dúvidas. Acho que só pode ser um de dois locais.
Quanto a fotografias, também eu tenho bastantes. Tenho é de fazer uma procura. Aliás algumas já estão publicadas aqui.
Bj

EC disse...

Olá Rui,

Relativamente à 1.ª foto concordo com a Fátima.

A 2.ª foto creio que é na Nazaré. Acertei?
Bjs

Rui disse...

Olá!
A primeira é obviamente o santuário de Lourdes, com passagem por Andorra.
Quanto à segunda fotografia, tenho de admitir que ao certo não sei onde foi tirada, apenas a zona. A viagem foi ao parque das Nações com passagem por Óbidos. O meu pai diz que a praia da fotografia é entre a zona de Cascais (Boca do Inferno) e Guincho. Talvez alguém se recorde melhor...

Ninguém se atreve a alvitrar o ano das viagens?

Beijos,
Rui

Elvira Carvalho disse...

A primeira não faço ideia nenhuma de onde seja. E a segunda também não embora inicialmente me parecesse a Nazaré. Mas não me lembro daquelas rochas dentro de água. Peniche? Não me parece. A Praia de Porto de Mós em Lagos tem umas rochas assim rasteiras que entram mar adentro. Será?
Apesar de quase todos os anos ir de férias para Lagos, já que é a terra do meu marido, e temos lá família, há anos que não vou a Porto Mós . Ficamo-nos sempre pela Meia-Praia. Mas tenho ideia de umas rochas assim. Antigamente as pessoas iam para lá fazer curas de argila.
Um abraço.

Augusta disse...

Rui:
Tinha quase a certeza de que foi na Nazaré. Quando fomos a Lisboa, sim fomos à boca do Inferno, mas não me recordo de termos estado em nenhum areal a tirar fotografias.Já no ano em que fomos a Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré, aí sim, molhámos os pés na água fria do mar, e que bom descanso fez às pernas, e sim lembro-me de tirarmos fotografias. Mas,se o teu pai diz...
Bj

Rui disse...

D.Augusta,
Talvez a Milita nos possa desfazer as dúvidas. De qualquer modo pesquisei na internet e esta praia parece-me a mesma da foto. Será?
Beijos
Rui

Augusta disse...

Rui:
Efetivamente o Guincho é muito próximo da boca do Inferno. Mas na viagem que fizemos a Lisboa e que a Fátima acompanhou com uma excelente explicação de história, não me lembro de termos estado no Guincho. À Boca do Inferno, sim fomos, e foi por insistência minha. Mas não me recordo d termos tirado a foto.
Como te disse, não o desminto. Provavelmente sou eu que já não me lembro.
Bjs

Fátima Pereira Stocker disse...

Confesso que quando vi a fotografia antes de a ampliar disse: "olha o Espichel!" mas logo alguma coisa não batia certo. Para ser o Espichel, e tendo em conta aquilo que sei dos passeios dos de Rebordaínhos, o Cabo teria que ser visto a Sul, o que implicaria ver o mar do lado direito. Quando ampliei a fotografia, o recorte do Cabo tornou-se-me francamente familiar e o desenho diz-me que é o Cabo da Roca. Mas enfim... o meu conhecimento dos cabos não é lá grande coisa. Falta-me quem os conhecia de cor.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Como só estive presente na parte de Lisboa, não posso dizer mais nada. Mas lembro-me de se ter falado em ir a Sintra, embora algumas pessoas se manifestassem cansadas. Já me não lembro do que decidiram, mas se foram, podem ter ido por Cascais - por isso o Guincho.

Não sei a quantos passeios foram a Vicentina, o Carlos do tio Arnaldo e a Maria da tia Celeste, mas sei que estiveram no que se realizou a Lisboa. Sei, no entanto, que a Maria Albertina também participou desse e não a vejo na fotografia, nem a outras pessoas, como o tio Zé Luís e a tia Ascensão.

Enfim, parece que não estou a ajudar nada.

Beijos

Augusta disse...

Fátima:
Sim fomos a Sintra, mas logo no dia em que chegámos a Lisboa (telefonei-te quando passámos no IC19 em frente à tua casa. Quando chegámos a Sintra já não pudemos visitar monumento nenhum por já não serem horas e não estarem abertos, Ficámo-nos pela vila, apenas. Mas como digo, não desminto, apenas não me lembro. De tudo o resto lembro-me com clareza. Mas não me lembro de tirar a fotografia, e eu estou lá. (pelo menos parece).
Bj

Rui disse...

Olá,

Bem a minha dúvida seria o local, porque à praia fomos. Isto porque foi o único passeio em que participei, e como me lembro de estar na praia e também apareço na fotografia... As fotos também coincidem com as que tirei com em Óbidos, por estas razões a foto foi, de certeza, tirada na viagem a Lisboa. E também me recordo da excelente lição de História da d.Fátima nessa viagem.
É certo também que na foto não está o grupo completo dessa viagem, mas era a que tinha mais abrangente.
Beijos

Augusta disse...

Pois é Rui. Parece que sou eu mesmo que estou esquecida. Sabes, dizem que é da idade ???
Eu digo que é porque tenho uma memória selectiva atendendo à quantidade de coisas que tenho de cá reter.
Beijos, e prometo que não digo mais nada

Rui disse...

Olá,
E eu concordo consigo! Quando se tem de guardar e processar tanta informação, nem tudo pode ficar guardado.
E por favor, diga sempre coisas, ou de outro modo terei um dia de fazer um monólogo.
Beijos

EC disse...

Olá,
Tenho quase a certeza que foi na Nazaré (a praia).
Bjs
Milita

Augusta disse...

Rui:
Afinal a Milita parece ser da minha opinião. E se fizeres uma busca em imagens ds praia da Nazaré, verás que há algumas perspetivas semelhantes à da foto.
De qualquer forma, não excluo a tua possibilidade.
Bj

Rui disse...

A praia é como digo, eu não faço ideia e o meu pai não tinha a certeza.
A viagem é a de Óbidos + Lisboa. Se a Nazaré encaixar nessa viagem... Já não tenho as restantes fotos comigo, mas depois posso enviar as que me restam, para dissipar dúvidas.
Beijos