domingo, 21 de julho de 2013

Festa a Sta Maria Madalena/convívio

Que eu me lembre nunca se tinha comemorado assim o dia da nossa padroeira. Bem, pelo que nos foi dito na missa, o dia é amanhã - 22 de julho. Mas, como hoje é domingo e a disponibilidade é outra optou-se, e muito bem por comemorá-lo hoje.
Sei que habitualmente se lhe celebrava uma missa mas, este ano, e por iniciativa do sr. padre Fontoura, para além da missa, acrescentou-se-lhe um convívio. Em boa hora o fez, e em boa hora os mordomos, Nando e Filipe souberam abraçar a ideia. E que bem resultou. Ora vejam.
Para o ano, e nos anos que se lhe seguirem queremos mais. Também assim se evidencia o nosso sentido de comunidade e de pertença a esta terra que é REBORDAINHOS.












































8 comentários:

Augusta disse...

Caríssimos:
tenho muito mais fotografias. Publicá-las-ei daqui a pouco. Eu não sei fazer aquela coisa do link como o Rui. Paciência, vai de forma mais artesanal.

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Muito obrigada por teres publicado. Soube-me muito bem ver, que é uma forma, também, de participar.

Já o fizeste, mas devemos agradecer igualmente aos mordomos que aceitaram quebrar a quietude e, espero, ajudaram a criar uma nova tradição. S.ta Maria Madalena ia linda, no seu andor!

Agradecer também ao P.e Fontoura que propôs o desafio, tornando-se pessoa que ajuda a dinamizar a paróquia, para a alegria de todos.

Beijos e cá fico à espero das restantes fotografias.

Augusta disse...

Céu:
Ainda se ventilou. Eu própria acolhi muito bem a ideia. Mas o calor era muito e, quando regressei a casa ainda não tinham começado.
Bj para ti e para os teus

Céu disse...

Augusta,

Obrigada pela reportagem. Fico a aguardar as restantes.
Adorei e o andar de Santa Maria Madalena estava tão lindo que me emocinei ao vê-lo.
Eu acho que só em Rebordainhos se embelezam tão bem os andores.
Parabéns, sois umas artistas!
Sobre as danças, como vos compreendo!.
Em Paris está um calor insuportável, mal se pode sair à rua.
Beijinhos

Lurdes disse...

Augusta
Parabéns pelas fotos estão lindas, já as minhas as poucas que tirei não ficaram nada de jeito. Publiquei meia dúzia no Facebook e vou colocar o link para o blogue.
Parabéns também aos mordomos e a todos os que ajudaram a fazer deste dia de convívio um dia lindo para todos...
Beijinhos

RF disse...

Boa noite a todos,

O dia de Santa Maria Madalena é 22 de Julho, mas no que toca a tradições, quando se encontra em oposição adaptação ou extinção, penso ser unânime que a adaptação das tradições se sobrepõe à da míngua na sua participação levando a que estas se percam.

Nunca se havia comemorado desta maneira o dia consagrado à nossa padroeira, ficando-se o povo por uma missa. Os nossos antepassados (tal como nós) apenas “comemoravam” com festa, a de Nossa Senhora do Rosário em Setembro (adaptada para Agosto) com uma feira. É assim D. Fátima? De facto concordo consigo é a criação de uma nova tradição, oxalá perdure.

Já no transacto ano houve vontade para a realização deste convívio, no entanto, e infelizmente, acabou por não se realizar. Aproveitando o mote lançado este ano pelo Sr. Padre Fontoura, eu e o Nando demos corpo à ideia organizando esta festa, tornando-nos mordomos.

Espero que os participantes se tenham sentido o melhor possível, isto é, que o manjar lhe tenha sido do seu agrado e se tenha proporcionado o melhor convívio interpessoal possível. Sem querer puxar a brasa às sardinhas de hoje, penso que assim foi.

Vincando o agradecimento feito por nós no convívio, quero como é óbvio repetir-me e agradecer às pessoas que estiveram presentes, e ao Sr. Padre Fontoura em particular. Vou agigantar este agradecimento às pessoas que permitiram que tudo acontecesse, àquelas que estiveram nos assadores, no serviço às mesas, na lavar da louça, no arranjo da igreja, etc. São estas pessoas que dão o verdadeiro sentido à palavra comunidade. E que unida o é em Rebordaínhos. Por tudo, em meu nome e do Nando também, o nosso obrigado.

Gostamos tanto de servir a Santa Maria Madalena, que já nós dispusemos a continuar. O Sr. Padre Fontoura, já nós exigiu no entanto o restauro da imagem da nossa padroeira, que esperamos poder realizar no médio prazo (Quando as verbas assim o permitirem).

Rui Freixedelo

D. Augusta: Santa Maria Madalena, nossa padroeira, merecia indubitavelmente que o mordomo que lhe servisse fosse de facto o mais bem-parecido dos manos.

Augusta disse...

Rui:
desculpa, mas estava mesmo convicta que o mordomo era o Filipe. Não sei porque meti esta na cabeça. Olha, lá calha! E, em abono da verdade, sois os dois bem parecidos.
Bj

Fátima Pereira Stocker disse...

Rui

É mesmo assim, entendendo-se "feira" (do latim "feria") enquanto dia de festa e de descanso.

Para o ano, que a "feira" continue, e muito vos louvo a ti e ao Nando pelo oferecimento.

Beijos