domingo, 5 de janeiro de 2014

Reis

Rebordainhos é terra rica em tradições sendo que muitas delas primam pela sua unicidade nas redondezas, e os Reis são um perfeito exemplo da singularidade Rebordainhense. Em pleno Inverno, a voz dos cantadores aquece a alma serrana de quem ouve, e o careto é folia no ser, e não deixando ficar mal o papel que lhe cabe. E é esta conjugação que faz do cantar dos Reis aquilo que são. Publico alguns vídeos e fotos para que matem as saudades os que não estiveram, e revejam os que puderam estar presentes.
Quero também deixar aqui enaltecida a boa-vontade dos cantadores (Manuel Ferreira, Casimiro Pires, Francisco Martins e António Rodrigo), do careto (André Pires) e do mordomo das almas de 2014 (Nuno Caminha).











_______________________________________________
Notícias:
- Rádio Brigantia

6 comentários:

Augusta disse...

Rui:
Obrigada por publicares. A Fátima já devia ter estranhado o meu silêncio. A razão é simples: primeiro esqueci-me da minha máquina em Bragança. Nada que não pudesse ser resolvido pois utilizei a do meu irmão. O problema é que, no regresso esqueci-me desta em Rebordainhos. Mas, como sempre, cá temos o Rui para nos ajudar.
Acrescento apenas que, à semelhança de anos anteriores, também este ano tivemos um espanhol a acompanhar esta nossa tradição. Desta vez veio de Valladolid e, pelo que me disse, era a primeira vez que nos visitava.
Beijo

Ana disse...

Parabens por manterem estas bonitas tradições, mas infelizmente este ano pela primeira vez, a tradição de visitarem todos os habitantes foi quebrada, estas tradições são das poucas coisas a que as pessoas da aldeia dão o verdadeiro valor e sentem uma verdadeira alegria em recebe-los.não deixem morrer esta e outras tradições.

Elvira Carvalho disse...

Obrigada por partilhar. No Barreiro não há tradição dos Reis. Com o encerramento das festas natalícias pela Igreja ontem, os jovens do Grupo Coral reuniram-se na praça S. Francisco Xavier, e cantaram as Janeiras para toda a população.
Um abraço e feliz dia de Reis

Fátima Pereira Stocker disse...

Rui

Obrigada, não só, pela recolha de imagens, como também, pelo bonito texto que escreveste.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Ai estranhei, estranhei, mas pensei que fosse um daqueles dias em que o blogger nos consome a paciência.

Beijos

Filinto disse...

Parabéns aos cantadores, ao careto e ao mordomo.
Até que enfim, merecem destaque no Mensageiro de Bragança, cuja legenda duma foto me deixou intrigado... pensei que era a tia Ester, que nunca imaginei que se chamasse Margarida... ou os meus neurónios vão indo...
O careto tem que começar a cantar, pois os cantadores merecem que esta tradição não se perca.
Filinto