domingo, 15 de fevereiro de 2015

BODAS DE OURO

Ali na Portela, depois de acalmar a sede com a água fresca da Fonte Grande, quem passa orienta os passos para aquelas escadas boas de subir e ali se queda na certeza do bom modo e da palavra gentil dos donos da casa. 

Em todos os sítios se conversa, mas, naquelas escadas, ou dentro da casa daqueles donos, a conversa sabe melhor porque há sempre uma história divertida a dispor-nos bem. E é por isso que pagamos aqueles momentos bem passados com gargalhadas francas.

Naquela casa, enquanto eram jovens, tocava-se guitarra e cantava-se o fado, fosse para entreter as longas noites de Inverno, fosse para encerrar os dias das boas colheitas de Verão. A alegria é, pois, o seu modo de estar na vida, nunca atrapalhada pelo trabalho duro de todos os dias.

Ela é senhora da voz mais bonita que eu já ouvi em Rebordaínhos; ele tem a arte nas mãos e serão poucas as casas onde não existem marcas dela.



São os meus primos Rafael e Ester, a família mais próxima que tenho na nossa aldeia, e fizeram ontem cinquenta anos de casados. Que Deus os abençoe para sempre, como sempre nos têm abençoado a nós com a sua amizade.

Aqui estão eles, na companhia dos seus filhos, netos e noras que lhes souberam proporcionar uma homenagem sensível porque bem merecida.

8 comentários:

Augusta disse...

Ao Rafael e à Ester os mais sinceros votos de muitos mais anos em conjunto.
Aos filhos, netos, noras e genro os desejos de que tenham muitos mais aniversários para comemorarem.
Um beijo a todos

antonio disse...

Que linda homenagem!!! Belo o teu texto... quase poema. E eles merecem. O fado ouvia-o da minha varanda naquelas noites invernis medonhas, não se enxergando uma luz a vista de olhos, cantado pelo Otávio que Deus tenha em bom lugar... e as gargalhadas alertavam o meu espirito juvenil para um bem estar acomodado em volta da lareira, com aquela cheminé de zinco a "bofeirar" fumo o qual se expandia livremente antes de decipar-se. Também ouvia o carpinteirar nos dias de chuva que atraía a minha curiosidade e até a ambição de aprender a arte! Em frente batia-se o ferro, e as "fagulhas" simbolizavam um maravilhoso fogo de artificio, que hoje os senhores do dinheiro pagam a preços exorbitantes... não eramos sortudos? Mesmo de barriga a dar horas todos os minutos, as pontas dos dedos gelados, a cabeça invadida por aqueles herois de guerras singelas, e o cheiro dos rojões a apurar no grande pote de ferro numa das casas da visinhança, fizeram parte integrl da bairro da fonte grande. Que Deus preserve os pombinhos nesse ninho histórico de turbulancias e afetos carinhosos,.. lhes dê saúde e os anos de vida a que tem direito, mérito, e consideração. Parabéns vizinhos dos meus tempos de criança.

Céu disse...

Parabéns à tia Ester e ao tio Rafael pelos 50 anos de feliz união.

Ainda me lembro desse feliz dia. Que Deus lhes dê saúde e bons anos de vida juntos.

Céu

Rebordas disse...

Parabéns pra eles e que Deus os conserve saudáveis e lúcidos por ainda muitos anos.
Um abraço

Baptista

Olímpia disse...

Neste enlace, eu fui a menina das alianças.
Parabéns primos.

Bjos

Olímpia

Elvira Carvalho disse...

Parabéns aos primos pelas bodas de ouro. Que Deus lhes dê vida, saúde e alegria para festejarem muitos mais.
Um abraço

Anónimo disse...

Não há nada de errado em guardar-se algumas coisas que nos fazem relembrar acontecimentos felizes , e à volta de recordações, aquelas escadas da Tia Aninhas são frequentes, pois muitas são as fotos em pequena e adolescente que lá me tiraram. Ainda me lembro do Rafael e da Ester quase meninos também. Mas o que nunca esquecerei é do sabor da sopa de feijão verde com um bocado de bola de unto que a Ester, sempre diligente sabia que eu adorava. E recordo ; - Dadinha queres sopa de feijão com unto e salpicão? Nunca me fiz rogada, como eles Rafael e Ester sempre me receberam com carinho, embora por vezes a medo, dada a traquinice de que era dotada.
Ao casal Rafel e Ester, só isto; quando as pessoas se amam realmente, conseguem ultrapassar os silêncios, as complicações, o cansaço, a rotina, o abismo, isso requer esforço de ambas as partes, a prova é se lembram sempre do que os fez apaixonar, do projecto que quiseram para a vida e conseguiram com empenho . Os meus parabéns.
Eduarda

Fátima Pereira Stocker disse...

Obrigada ao João Manuel, pelas fotografias que me enviou, de que escolhi esta para ilustrar o artigo.