segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BOAS FÉRIAS

Estou de abalada. 

Quando, da estrada, avistar a Fraga Grande da Ladeira, sei que os olhos se me vão rir e que o coração pulsará de alegria no meu peito: à vista dela, sinto sempre que estou em casa.

A Fraga Grande representa, em mim, o sentimento bom da permanência - da perpetuidade - tão contrário à evidência da mudança e da finitude da existência. Assim também com os nossos velhos: os seus rostos e as suas palavras têm o poder de me unir a um tempo que não vivi, mas que conheço porque eles mo ensinaram, e de me manter unida a outro tempo que vivi e do qual eles fizeram parte, orientando-me e educando-me.

Não sei se todos os velhos são sábios, mas os de Rebordaínhos são-no e quero aprender com eles tudo quanto possam ensinar-me e eu seja capaz de aprender. Um dia - daqui a nada! - haverá gente nova que quererá ouvir a velha que eu então serei, para que, em chegando a vez deles, possam reproduzir também as palavras escutadas. E eu ficarei feliz por me constituir num elo da cadeia que permite ligar o passado ao futuro.

Os velhos são uma forma que Deus tem de abençoar a Humanidade. Bem-haja Ele por eles.

Boas férias


6 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Boas e saudáveis férias.
Um abraço e até à volta.

Rebordas disse...

Boas férias. Que elas continuem te trazendo a paz e a sabedoria que sempre nos tens transmitido ao longo dos últimos anos.
Também sinto muita falta de recarregar as baterias no local onde vivi minha infância, que não visito já vai completar 6 anos, mas a coragem é que está me faltando. Quem sabe um dia?
Bjs
César

Serrana disse...

Também eu, lhe desejo boas férias D. Fátima. Tal como o nosso Rebordas, também eu, sinto necessidade de carregar as baterias na nossa linda e saudosa Terra! Infelizmente, ainda não é este ano, que as carregarei. Fico-me pelas visitas diárias aqui ao Blogue que tão bem me faz á alma!

Obrigada D. Fátima, e, cuide bem dos nossos Velhinhos
Beijos

Filinto disse...

Fátima:
Bom descanso para o corpo e para o espírito nessas terras puras e sadias.
Filinto

Anónimo disse...

Boas férias Fatima!
Que esses cantinhos te encham, e a todos que os procuram, de energias renovadoras para o ano de trabalho que vem aí. Um beijo.
Eduarda

Fátima Pereira Stocker disse...

A todos

Muito obrigada pelas vossas palavras e incentivos.