segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ESTE NATAL

Caravaggio: Repouso durante a fuga para o Egipto

Numa história antiga, de cerca de dois mil anos, um certo rei malvado mandou matar todas as crianças para que uma delas, anunciada como rei, lhe não roubasse o trono. Para salvarem o filho, os pais dessa criança, virando costas ao medo, fugiram para o Egipto que se tornou, para eles, terra de refúgio. É verdade: Jesus começou a vida como refugiado, mas pôde sobreviver porque uma terra estranha o acolheu, impedindo a vitória de quem semeava o terror para garantir o poder.
São histórias de ontem que se cruzam com histórias de hoje, sendo ambas eternas porque simbolizam a luta do bem contra o mal. As pessoas que hoje nos pedem que as acolhamos fogem do mal e é nosso dever dar-lhes guarida, provando que não cedemos ao medo, mesmo que sejamos alvo de ataques vis.

Que este Natal, tal como o primeiro, sirva para nos lembrarmos que a dignidade é intrínseca a cada ser humano e que cada um de nós nasceu para ser livre e feliz. Sejamo-lo, pois, e festejemos.

Boas-festas

12 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Bonita mensagem amiga.
Um abraço e um SANTO E FELIZ NATAL

Anónimo disse...

A todos desejo um Santo e Feliz Natal.
Eduarda

A. Fernandes disse...

Fátima:

Aproveito a leitura do teu (como sempre) belíssimo texto para te desejar um Ano Novo à medida dos teus desejos e da vontade de Deus (o que nem sempre é coincidente). Olha, que Ele nos livre das verdades dos políticos e das contas dos economistas... e que nos conserve a nossa sanidade mental e rijos os ossos.-

Um abraço amigo

Tonho

Filinto disse...

A todos os amigos um ano de 2016 cheio de alegria e saúde.
Obrigado Fátima pelo texto, pois também temos refugiados entre nós.
Pela primeira vez a minha família participou com mais duas e 3 voluntários, confeccionando uma ceia de Natal para umas 60 pessoas. Destas havia de tudo, sobretudo pobres, sem-abrigo... velhinhos que vivem sós. Ainda há muita miséria escondida. Servi mais de 30 postas de bacalhau que nunca me souberam tão bem pois nessa noite só comi com os olhos a alegria daqueles sem-abrigo. Foi um Natal diferente que não tem nada a ver com as imagens que a TV nos mostra. O último pedido dum sem-abrigo, já passava das 22 horas: "Dê-me as velas das mesas". Ficámos a olhar uns para os outros sem saber que dizer. Um sem-abrigo disse, em voz baixa: no casebre dele não tem luz, é com umas velas... Fez-me recordar o tempo de meninice em que só tínhamos a candeia, mas tínhamos comida, lareira e família. Levou as velas todas para pôr no seu sapato roto.
24 de Dezembro de 2015 na Cripta da Igreja da Areosa no Porto
Filinto

Anónimo disse...

Queria Desejar Aos Amigos Portugueses de Rebordainhos um Feliz Ano Novo,e que não queiram Que Mude Esse Cantinho Emcravado nas serras,Pois É Um Pequeno Paraiso Em Meio A esse Mundo Cheio De Problemas.Eu Quando Estou Muito Extressado Leio Vosso Blog,è Leve E Doce E Parece Vir De Um Passado Á Muito Perdido.Beijos. -josé Gomes Filho, Natal,Brasil

Chanesco disse...

Fátima

Desse esta mensagem lugar ao pragmatismo dos mandantes e viveríamos todos num mundo melhor.

FELIZ ANO NOVO

Fátima Pereira Stocker disse...

Elvira

Bom ano para si também.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Eduarda

E daqui, o meu desejo de uma Ano Bom para ti e tua família.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Para esses, se calhar teremos de andar sempre a rezar o Justo Juiz[e] Divinal: "tenham olhos não me vejam, tenham boca não me falem..."

Um bom ano para ti e para os teus.

Fátima Pereira Stocker disse...

Filinto

Deus lhe pague pelos bons momentos que proporcionou a quem deles estava necessitado.

Um ano Bom para si e para os seus.

Fátima Pereira Stocker disse...

Chanesco

Quando o pragmatismo esquece a essência - a vida humana - torna-se maldade. Como diz Sophia:
"Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem."

Feliz ano Novo para si e para os seus.

Fátima Pereira Stocker disse...

José Gomes Filho

Bem-haja pela ternura das suas palavras e sinta-se sempre bem-vindo a esta casa transmontana.

Um ano Bom para si e para os seus.