domingo, 4 de setembro de 2016

OS FERNANDES

Assim como nossos avós fizeram, também nossos pais e nós fomos embarrar o pote onde Deus quis. A vida separa as gerações, tornando algumas delas desconhecidas entre si.
Contudo, olho as fotografias e comovo-me: os rostos das pessoas que não conheço falam-me ao coração e identifico neles traços que me são familiares, como se a memória fosse transmitida pelo sangue.
E é de sangue que falo – o sangue dos Fernandes, com origem em Vilar d’Ouro / Cabanas, embora só poucos dos presentes continuem a assinar assim, em consequência da via masculina de transmissão dos apelidos.
O encontro dos Fernandes realiza-se há já alguns anos, por iniciativa do nosso muito querido P.e David. É sempre no primeiro sábado de Setembro e, este ano, calhou em Rebordaínhos (dia 3) onde se realizará também o próximo. Nesse, espero estar presente, para poder distribuir abraços e recolher memórias, porque a cabeça e o coração têm a virtude de não possuírem limites.

Deus pague ao P.e David a bondade e o sentido de família que sempre demonstrou. Obrigada a todos quantos respondem ao chamamento.
___
As fotografias que publico foram tiradas pela minha irmã Augusta, motivo pelo qual ela nunca aparece., mas a quem agradeço o envio.

9 comentários:

Augusta disse...

Garota:
Grata pela publicação. Foi um dia extremamente agradável e, o facto de conhecer uns e reconhecer ou, mais corretamente dito, rever outros revestiu-se de uma emotividade muito forte.
A Jacinta, a Isabel e penso que também a Clotilde esmeraram-se na organização e, por isso, os meus mais sinceros agradecimentos. Para o ano conto colaborar também. Por todos custa menos.
Sei que a Jacinta lê habitualmente o blog pelo que espero umas palavrinhas suas.
Beijos

Rebordas disse...

Bom dia
Fico feliz por poder estar lendo mais um post no Blog.
Felicito as manas Fátima e Augusta pela publicação.
Eu e provavelmente vários outros leitores já somos viciados na visitação e leitura.
Confesso que várias fisionomias me são bastante familiares, mas infelizmente só consigo lembrar nomes de uns poucos, para ser exato, só 3.
Estou com viagem marcada, possivelmente a última para essas bandas, para meados de outubro e regresso nos primeiros dias de novembro. Rever familiares e amigos.
bjs.
César

Anónimo disse...

Gaudium magno:
Blog nobiscum habemus!

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Foi um incentivo para sair do marasmo. Vamos ver se tenho ânimo para continuar.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

César

Fico muito grata pelas tuas palavras.

Não te espantes por reconheceres poucas pessoas: a maior parte não é de Rebordaínhos.

Passas alguns dias em Lisboa? Gostaria de te ver (e que não seja a última vez!)

Beijos
Fátima

Fátima Pereira Stocker disse...

Anónimo

Albo lapillo diem notare!

Rebordas disse...

Fátima
Devemos (digo devemos porque vou com minha mulher mais um filho e nora) passar uns 3 dias em Lisboa, depois talvez descer para o Algarve por mais uns 3, subir rumo a Fátima e ir levando até Rebordainhos.
Na segunda metade dos 20 dias devemos visitar os irmãos que moram na Espanha e França. Na volta passar na Itália e mais o que ainda der. Sei que vai ser meio corrido, mas é o que dá pra fazer.
Por vontade da minha mulher, nós iamos morar em Portugal, mas sempre digo pra ela que é porque ainda não passou nenhum inverno por aí. O mais frio que já passou foi o mês de Outubro em 2009 quando foi no começo de Agosto e voltou quase no final de Outubro. Foi para passar uma semana em Rebordainhos e no terceiro dia já quiz voltar para Lisboa.
Bjs.
César

Fátima Pereira Stocker disse...

César

Traduzindo: vens fazer um périplo pela Europa e todo o tempo será escasso para o muito que queres visitar. E tens muita razão, porque o Mundo é para ser conhecido.

Desejo-te as maiores alegrias na vida e, particularmente, nessa viagem.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Ernesto

Com o devido pedido de desculpas, aí está a fotografia em que tu faltavas. Não sei o que aconteceu para me ter escapado...

Como desagravo, pus-te em primeiro lugar!

Beijos