Antes da Páscoa, o Sr. Américo, que faz o favor de nos honrar com a sua colaboração, escreveu-me um e-mail a sugerir uma iniciativa que me pareceu muito interessante (a Olímpia lembrou-me que o João já falara em organizar-se algo semelhante, pelo que a iniciativa do Sr. Américo me agradou ainda mais). Diz ele:
Hoje resolvi dar-lhe conhecimento de um passeio com destino a FÁTIMA e, ao mesmo tempo, pedir-lhe a sua ajuda, caso lhe agrade e queira apoiar a ideia. Ora veja, se no blog de Rebordainhos nos juntamos como comentadores, porque não um encontro anual em local determinado e aí conversarmos pessoalmente?
Faço parte de um grupo que pelo 3.º ano consecutivo nos reunimos em FÁTIMA para um convívio, que não é mais que um encontro de amizades. Ao mesmo tempo que saboreamos uma pequena merenda, pomos as conversas em dia. Optámos por este sistema simples, que de outra forma nunca surtiu tanto efeito. Trata-se de uma anuência voluntária e bem aceite por quantos já participaram. FÁTIMA é, para os portugueses, um bem conhecido local de referência, especialmente privilegiado para realizar encontros de família e amigos. Dotado de boas acessibilidades, basta juntar a boa vontade e tudo é possível. Com um mútuo acordo podemos anualmente organizar um passeio que passará a ser agradável para todos.
Não se trata de inscrições nem qualquer formalidade, basta fazer uma merenda, rumo a FÁTIMA, no dia previamente combinado (em princípio no 1º. sábado de Junho) e aí terá lugar uma confraternização anual.
Então, que me diz da ideia que acabo de lhe propor? Este ano o encontro será no dia 5 de Junho, sábado. No caso de concordar, passe esta mensagem para o blog e verá que este ano já seremos umas dezenas. É assim que as coisas começam. Divulga-se uma ideia que seja viável e acessível e depois é só esperar pelos acontecimentos.
Fátima, eu limito-me a transmitir-lhe uma proposta que me parece bastante aliciante porque a capacidade de mobilização está consigo através do blog que dirige. Gostaria de encontrar-se um dia com tanta gente com quem se relaciona pelo blog? Tem outra ideia melhor ou esta com outros
detalhes? Aguardo notícias suas.
O Filinto escreveu-me a lembrar que, no passado dia 13, se realizaram as eleições para a Ordem dos Psicólogos. Depois de a sua criação ter sido aprovada em 2005 pela Assembleia da República (ao fim de uma "guerra de três anos conduzida pela associação Pró-Ordem) está, agora, tudo pronto para que essa agremiação profissional possa desenvolver as actividades que lhe são inerentes. Certamente, a redacção de um código deontológico será uma das primeiras e mais importantes iniciativas. Os psicólogos estão de parabéns, sobretudo porque começava a urgir a separação do trigo do joio. Ao Filinto Martins, à Olga Pais e a todos os psicólogos (sobretudo outros de Rebordaínhos que já existam ou possam vir a existir, como é o caso da Cecília Pereira), os nossos parabéns.