domingo, 29 de agosto de 2010

A FESTA: PREPARATIVOS

Este artigo (e o próximo) devia ter sido publicado na semana passada, mas desde há quinze dias que, em Rebordaínhos, internet nem vê-la, pelo menos em casa de meus pais. Mesmo atrasado, creio que é meu dever dar conhecimento de alguns aspectos da nossa festa que, este ano, aconteceu no passado dia 22.

A festa é uma trabalheira enorme: mordomos da festa e de todos os santos e quem se queira associar lançam mãos à obra...

primeiramente limpa-se a igreja - afinal, é a casa de Deus!

...
...


Depois compõem-se os altares e os andores...

Estas fotografias e as dos andores servem como prova de que tudo sai da imaginação e da habilidade das mãos das mulheres da nossa terra. Para os altares, a Tilinha, a Augusta e a Fernanda. Para os andores, as mesmas, mais a Lúcia, a Jacinta, a Silvina, a Ondina e a Lurdes.


...


...


...


...e o resultado é este!
...
...

...
...

...

...

Bem mereciam descansar, mas às mulheres espera-as, ainda, intenso trabalho nas suas casas.

12 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

A quem reparar que me esqueci de alguém, agradeço que mo diga, para que possa acrescentar o nome.

Obrigada

Baptista disse...

Oops... pensava que vivia no fim do mundo, mas pelo visto, mesmo enfronhado no meio da selva amazonica, ainda tenho mais sorte em matéria de internet do que os habitantes de Rebordainhos.
Com certeza foi uma bela festa, da qual também gostaria de ter participado, mas fazer o quê? Não dá pra ter tudo o que se gosta...

Um abraço
César

alexandre disse...

foi muito bom! para o ano ha mais!

antonio disse...

Como podem verificar, os andores e a Igreja, estavam magníficamente decorados. Minha esposa comentou comigo que os proficionais, na terra dela não haviam feito tão bem, parabens a todas pelo esforço, e que Nossa Senhora do Rosário se lembre de vós nos momentos mais difíceis da vida...Saudações com vénia e chapéu na mão...

Fátima Pereira Stocker disse...

Só agora, que vinha responder aos comentários, é que reparei que me tinha esquecido de acrescentar as fotografias dos trabalhos de composição floral. Fi-lo já. Peço desculpa a quem não viu tudo!

Fátima Pereira Stocker disse...

Baptista

Pois é assim mesmo! Rebordaínhos tem dois grandes problemas com a internet: está rodeado de montes que dificultam o movimento (?) do sinal e casas com paredes espessas de granito. E nisto estou como tu: não se pode ter tudo aquilo de que se gosta!

Beijos e obrigada por ires aparecendo

Fátima Pereira Stocker disse...

Alexandre

E para o ano, lá estarás tu a ajudar em tudo, como sempre fazes.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho [Brás]

Que alegria me dás por estares de regresso!

As nossas mulheres merecem, de facto, grandes elogios - e tu excedeste-te neles!

Que Nossa Senhora do Rosário te ajude, e a todos nós.

Um grande beijo

Augusta disse...

Sejam então bem regressados os meninos António e Batista. Palavra que já sentia a vossa falta, e perguntava-me a mim mesma o porquê do vosso afastamento. Mas, mais vale tarde que nunca, não é? Vamos lá tentar reactivar este blog que é de todos, e para todos.
Quanto aos preparativos, é sempre um prazer colaborar com a nossa paróquia. Falo por mim, mas penso que o posso fazer em nome de todos, pois com a esxassez de gente, se não houver pessoas disponíveis, a tradição acaba. E nós não queremos, não é?
Tonho, agradece os elogios à tua esposa. fazemos os possíveis por inovar e manter aquela igraja viva. Por mim, só tenho pena não ter mais disponibilidade para contribuir um pouco mais. Mas quem faz o que pode...
Beijos

Augusta disse...

Alexandre:
Os elogios são também extensivos a ti e a todos os jovens que, voluntariamente ali estiveram a pé firme a ajudar no que podiam e sabiam. É assim que se começa e, tu ano após ano, lá estás ao pé de nós com toda a tua vontade de ajudar. Obrigada a todos vocês e, muito especialmente a ti.

Augusta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusta disse...

Viva Eduarda!
afinal ainda andas por cá!
Sê bem regressada. Claro que o blog não pode parar. Pena que só a minha irmã faça das tripas coração para o manter vivo. Mea culpa, mas...
A srª Eduarda é a srª Eduarda e pronto. Não é preciso dizer mais nada. Uma MULHER com todas as letras maiúsculas.
Beijos