quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FRAGAS – 7

Retomo a tarefa de documentar as nossas paisagens, recuperando o assunto das fragas.



fraga sem nome (pelo menos por enquanto)

Há enganos que vêm por bem: eu pensava que estava a seguir a indicações do Chico, que me afirmara que, por causa da caça, se tinha arranjado um caminho que levava a poucos metros da Fraga do Teixugo, mas fiz o grupo avançar de mais e tivemos que nos internar nas touças que caem sobre o lado nascente do caminho. São várias as fragas que despontam por entre o carvalhal, mas uma delas é particularmente bela e grande: aquela que vos mostro aqui. Tenho muita pena de não saber nomeá-la nem localizá-la, podendo apenas afirmar que fica para lá (não muito) da Lameira Longa. Pela nossa descrição, há quem pense que já fica no termo de Lanção, embora ninguém saiba dar certezas. Mas é linda!



 

Antes desta, encontrámos outras, bastante menores, mas muito engraçadas. Fotografei duas que podem ver aqui (além de mais fotografias desta que reportei e de outras que foram tiradas na fraga do Gato e na do Teixugo).

A constituição do grupo era a seguinte:
Helena (filha do Toninho e da Alzira)
Catarina (filha do João Manuel e da Julinha, neta do Rafael)
Nuno (irmão da Catarina)
Marta (filha da Lúcia)
Zeza (filha do Sr. Orlando)
Lurdes (do tio Hermínio)
Graciete (mulher do Duarte Chicheiro)
Augusta
Eu


9 comentários:

antonio disse...

É UM GRUPO CONSTITUIDO DE VERDADEIROS GUERREIROS AMANTES DA NATUREZA NO SEU ESTADO PRIMITIVO DE BELEZA INCOMPARÁVEL QUE MUITOS DE NÓS DEDENHAMOS POR FALTA DE INICIATIVAS COMO ESTA... OU PORQUE NOS DIXAMOS ARRASTAR PELA FRÁGIL APARENCIA DE CONFORTAVEIS ENTRETENIMENTOS BASTANTE MENOS INTERESSANTES!FELICITO-VOS PELA CORAGEM, DEDICAÇÃO EXTENCIVA À AMIZADE CONJUGADA EM PRAZER, ALEGRIA E FELICIDADE. BELÍSSIMAS AS FOTOS! PENA-ME PASSAREM DESPERCEBIDAS AOS OLHARES CURIOSOS, MAS, RESIGNADOS AO ASILO DO SILENCIO, POR ORGULHO OU SIMPLESMENTE DESDEM...LAMEIRA LONGA... TANTAS VEZES POR LÁ PASSEI, QUANDO TINHA OS MEUS 12 ANOS, ACOMPANHANDO O Pe. JOÃO NAS SUAS CAÇADAS CUJA RICA MERENDA COMEMOS ASSENTADOS, TALVEZ JUNTO DE ALGUMA DESSAS FRAGAS MISTERIOSAS?! TAMBÉM NÃO LHE CONHECI O NOME, MAS GOSTAVA IMENSO "ENGATAR" POR ELAS ACIMA PARA MELHOR SABOREAR A BELEZA QUE AS LADEAVA! COMO É TRISTE CONSTATAR QUE AS CIDADES ENGOLIRAM AS ALDEIAS E PARTE DO PRAZER DOS ALDEÕES...(QUE RESTE-T-IL DE SES BEAUX JOURS?) CANTAVA TRENET, E EU PERGUNTO-ME TABÉM SE FICARÁ NA HISTÓRIA DE UM POBRE DIABO, MOMENTOS DE IMENSA PRECIOSIDADE, PASSADOS NUM CANTO PERDIDO LONGE DOS OLHARES VENENOSOS, ONDE A NEVE CAÍA LEVEMENTE, OS VENTOS SOPRAVAM AS DESVENTURA, E OS "CANDIOLOS" PENDIAM DOS TELHADOS COMO CRISTAIS, SURGINDO POR MAGIA DO NADA OU DO POUCO... ALONGO-ME SIM NO MEU COMENTÁRIO DANDO O EXEMPLO AOS VISITANTES DE QUE TODAS AS OPINIÕES SÃO BEM-VINDAS, DESDE QUE SE RESPEITE O PARECER DE CADA UM NO SENTIDO CONSTRUTIVO...TODO AQUELE QUE TENTA LEVAR, BENÉVOLAMENTE, ATÉ AO PRÓXIMO UM EMPREENDIMENTO BENÉFICO E APRAZÍVEL, MERECE CONSIDERAÇÃO E RECONHECIMENTO GRATO.
REBORDAINHOS CONTINUA NO MESMO LUGAR, SÓ MUDARAM DE ENDEREÇO ALGUNS DOS NATIVOS...
OBRIGADO FÁTIMA PELA PERSISTENCIA EM MANTER VIVAS AS TRADIÇÕES DE UM POVO QUE LEVARÁ NO CORAÇÃO PARA A SEPULTURA SAUDADES ONDE QUER QUE ESTEJA. BEIJOS

Augusta disse...

Fátima:
Foi um passeio e tanto! Tivemos de tudo. Até a chuva nos quis fazer companhia. Valeu a pena, assim como valeram todos os outros passeios que nos ajudam a descobrir ou relembrar lugares e cheiros.
Grande volta demos e, afinal, elas ali tão perto.
Amanhã faço outro que costumo fazer todos os anos: Bragança - Senhora da Serra.
Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Passei.
Deixo um abraço e votos de bom fim de semana

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Magníficas palavras, aquelas que aqui deixaste. Obrigada. Aliás, vou agarrar nelas e copiá-las para um dos outros artigos que tenho para escrever, se te não importares.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Creio que toda a gente gostou - e gostou tanto que ninguém se não importou de fazer outros.

Descansa bem hoje, porque amanhã tens muitas energias a consumir... Boa romaria e que Nossa Senhora da Serra ajude os nossos tios doentes.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Elvira

Bom fim-de-semana também para si.

Beijos

Anónimo disse...

A fraga dos teixugos fica nas eiras.Vão ter ao nosso lameiro,no cimo seguem o caminho pela touca acima que vai dar a nossa terra.Aí vão pelo fundo adiante, entram numa terra que é da Margarida e fraga fica a uns cem metros .A fraga tem umas poças no cimo,das quais nós dizia-mos que era onde os Mouros comiam

Duarte Pires disse...

Fui eu que comentei

Fátima Pereira Stocker disse...

Duarte

Obrigada! Esse caminho só o descobrimos no regresso - e é bem fácil, por sinal. Então aquele lameiro é vosso? Bem bonito, por sinal. Por aquilo que vi, podeis lá fazer montaria, porque tem bocados bem foçado dos porcos.

A mim disseram-se que aquele lugar se chama Lameira Longa, mas se tu dizes que é nas Eiras, acredito (afinal, não é longe um sítio do outro). Não me lembro de ter visto na fraga do Teixugo as "malgas dos mouros", mas há umas bem grandes na Fraga do Gato, que é bem perto. Da próxima vez tenho que procurar melhor.

Posso-te pedir um favor? Dizes à Joana que me escreva porque eu, não sei porquê, perdi o e-mail dela? Obrigada.

Beijos