sábado, 5 de setembro de 2009

Como Comentar

Algumas pessoas falaram comigo e disseram-me que não sabiam como comentar. Deixo, aqui, três alternativas.




Tudo começa por clicar sobre o lugar, no fundo de cada artigo, onde se lê o número de comentários Para ampliar as imagens é só clicar sobre cada uma delas.





1.ª alternativa

A mais simples e que é usada por alguns, é entrar como anónimo. De preferência,porque é bom sabermos quem escreve, deve assinar no fim.

2.ª alternativa


Nome / URL





Escolher a opção "Nome / URL" e escrever o nome. É só mandar publicar. No comentário, o nome surgirá escrito a negro. Para esta entrada é preciso fazer sempre assim.










Comentário com opção Nome/ URL






3.ª alternativa




Conta Google



Escolher a opção "Conta Google" e clicar em "registe-se aqui". Ao fazer isso, abre-se uma janela...













...onde se pede que se escrevam um certo número de dados. Esses dados devem corresponder ao endereço de e-mail de cada um. O endereço não será tornado público, porque nos comentários só aparece o nome que cada um escolher. Atenção, que é imprescindível "aceitar os termos de serviço". Às vezes não entra à primeira nem à segunda, mas é preciso insistir.








A vantagem de se estar registado é que, se tivermos o nosso e-mail aberto enquanto escrevemos um comentário, o blogger, automaticamente, assume quem somos e não é preciso fazer mais nada.











O nome de um comentador registado surge escrito a azul.






Nota: muito obrigada ao meu sobrinho João Pedro Mata por me ter dado sugestões úteis que permitiram tornar este artigo mais completo.

4 comentários:

João Mata disse...

Olá Tia.
Só uma sugestão! Vá... Duas!

Primeiro, e porque já se passou isso com pessoas que eu conheço, deixar também a informação de como tudo começa. Onde clicar para aceder à página dos comentários.
Algo parecido a esta imagem: click!

Segundo: Na minha opinião, alterar nas definições do blog a forma como surge a janela dos comentários para a opção "pop-up" seria uma óptima escolha! Dessa forma, os leitores teriam a oportunidade de comentar com a janela do blog visível (útil para ir buscar citações, por exemplo).

Sugestões!

Beijo.

Fátima Pereira Stocker disse...

Olá Joãozinho, boa tarde!

Muito obrigada pelas sugestões e pelo teu trabalho que facilitou o meu!

Como podes ver, já aproveitei as duas. Quanto à janela em "pop-up", esperemos pelo que as pessoas vão dizer, se lhes agrada mais assim ou como estava. A forma como estava também permite ver o texto da mensagem, clicando, no cimo da página, em "mostrar texto original",

Beijos para ti e para a Joana

Augusta disse...

E não é que eu também concordo?
esta da janela, agrada-me. Não precisamos de clicar para ver o texto original.
Xi grande para o João, Joana e, claro para ti também

Cesar disse...

Olá. aqui vai minha impressão:
Para quem já estava acostumado com o modelo anterior, fica meio esquisito trabalhar na janela pop-up. Nesse caso, para quem quisesse ver o texto na sua formatação original com fotos e tudo bastaria então abrir uma segunda aba do navegador (browser) e para aqueles que se sentissem à vontade com o formato anterior continuaria tudo como sempre foi.
Abraços
César