sábado, 11 de fevereiro de 2012

ORAÇÕES

RESPONSO A SANTA HELENA


Santa Helena, rainha do Sena,
moura éreis, para a cristandade voltastes.
Com as onze mil virgens vos encontrastes;
com elas, pão e peixe ceastes.
Com a cruz do Senhor sonhastes;
três pregos que tinha, lhe arrancastes:
o primeiro destes ao vosso filho Constantino
para que ganhasse as batalhas da fé;
o segundo botaste-o ao mar para que ficasse sagrado
e o terceiro cravaste-lo no vosso coração.
Por isto vos peço que me digais... (incluir pedido).
Se isto me fizerdes, três sinais me haveis de dar:
hei-de sonhar com casas caiadas,
barrelas lavadas,
campos verdes ou águas correntes.
À honra de Deus e da Virgem Maria,
um Pai Nosso e uma Avé Maria
______
A ilustração é uma página de um magnífico livro de horas do início do séc. XV (Les Très Belles Heures de Notre Dame) e representa a descoberta da verdadeira cruz, por Santa Helena.

14 comentários:

antonio disse...

Uma bonita oração acompanhada da magnifica ilustração, mais uma vez obrigado pelo poder selectivo que nos propões, sejamos crentes ou não...a padroeira dos pintores para quem quiser orar no silencio e na paz de espirito. Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

A minha mãe ensinou-me estes responsos. Com ela resultavam sempre. Comigo, confesso, só resulta o de Santo António. Este não, porque eu não sonho, logo, a santa Helena bem pode falar comigo que eu não a ouço. É uma pena! Mas experimenta, um dia que não encontrar alguma coisa que te faça muita falta. A resposta é de "sim" ou "não", porque a pergunta deve ser "vou encontrar, ou não?" Se sonhares com alguma daquelas coisas de que fala o responso, a resposta é "sim, acharás"! Não sei se resulta com os não crentes... nunca conheci nenhum que tivesse rezado um responso!

Beijos e obrigada por me não deixares a falar sozinha.

antonio disse...

Ora, aqui é que a "porca torce o rabo"... Também eu não tenho tempo para sonhar... só dormir!E, ressonar, segundo diz a minha mulher.
Quanto ao Santo António ser mais eficaz, por alguma razão me puseram esse nome!!! Brinco.
Sou católico, 1/2 praticante, mas há coisas que me ultrapassam, em relação ao que me ensinaram... e, pessoalmente não concebo certas liberdades religiosa. Enfim... o responso é bonito, e a publicação merecia, da parte dos comentadores um... "valhame Sta Helena"! beijos

Augusta disse...

Pois é, não dizem vocês tudo. Isto tem sido um corropio que nem imaginam!
Gosto do responso e, como diz a Fátima, a nossa mãe sabia muitos.
Pessoalmente também gosto do de Sto António, mas verdade verdadinha, não sei dizer qual deles é mais eficaz.
E pronto, agora já disse umas balelas e volto aos TPCs.
Beijinhos

Idanhense sonhadora disse...

Olá Fátima , de facto também minha avó materna sabia muitas orações , mas esta memória já não é o que era . Havia uma a S. Francisco de Assis que era muito bonito . Se me lembrar dela toda ,noutro dia , ponho-a ....
Beijinho
Quina

Elvira Carvalho disse...

Aprendi em menina o responso de Santo António que meu pai me ensinou.
Gosto destas orações antigas. Ainda lhe vou surripiar esta.
Um abraço e bom Domingo

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Eficazes, para a mãe, eram ambos - creio que os rezaria de acordo com a oportunidade. Para mim, o de S.ta Helena não resulta, somente, porque não sonho. É essa a única razão que me leva a recorrer ao de S.to António.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Quina

Então, um dia destes comparamos: também minha mãe me ensinou uma quadras a S. Francisco muito bonitas.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Elvira

É um prazer: faça o favor de se servir.

Beijos

Unknown disse...

Olá sou Elsa Paulo tenho lido esta oraçâo com muita Fé e já sonhei penso que seja um bom sinal,à um mês foi me roubado todo ouro que tinha com algum valor,era tudo o que tinha.Vou poder continuar a ler esta oração, tenho muita Fé que ainda apareça algum...se alguém me poder dizer se é ou não bom sinal agradecia...Beijinhos

Fátima Pereira Stocker disse...

Bom dia, Elsa

Se sonhou com alguma das coisas que vêm ditas na oração (casas caiadas,
barrelas lavadas, campos verdes ou águas correntes), isso é sinal de que encontrará os seus bens. Era isso que a minha mãe afirmava, acrescentando que nunca nenhum responso lhe falhou. Boa sorte para si.

Cumrimentos

Unknown disse...

Bom dia Fátima obrigada pela sua atenção.Sim sonhei e tenho muita Fé que apareça algum ouro,vou continuar a ler esta oração muito bonita.
Tenho muita Fé...

Unknown disse...

Com muita Fé tenho lido esta oração e quero agradecer a Santa Helena que hoje recebi uma boa noticia,um agente da autoridade me telefonou a perguntar pormenores do meu ouro,fiquei feliz da vida,em breve darei mais noticias.
Obrigada Santa Helena

Fátima Pereira Stocker disse...

Boa noite, Elsa

Fico feliz por si. Santa Helena há-de ajudá-la.

Cumprimentos