segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NOVO PROCESSO DE COMENTÁRIOS

Só algumas pessoas se dão conta, mas nos últimos tempos este blog e o da ASCRR têm sido sistematicamente bombardeados com mensagens de spam, que são comentários enviados automaticamente por computadores com links que têm por objectivo induzir o leitor a entrar neles. O blogger tem sistema de detecção dessas mensagens e não as publica. No entanto, a minha caixa de correio fica inundada delas. Para terem uma ideia, o blog da ASCRR tem arquivados (neste momento) 296 e o de  Rebordainhos tem 106.

A única forma de evitar tamanho assalto às caixas de comentários é pedir um esforço extra aos comentadores, isto é, que identifiquem uma sequência aleatória de letras e algarismos e os copiem para uma caixinha. Assim, como podem ver na imagem:

Devo dizer, ainda, que alguém muito mal formado tentou atacar esta nossa página (e outro blog que eu tenho há muito tempo). Foi esforço inglório, porque o problema está resolvido e o patego responsável, se nos queria mal, ficou-se pelo querer. Ainda bem.

8 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Publiquei o mesmo artigo no blog da ASCRR - sem o último parágrafo porque a tentativa de ataque se não verificou lá.

Elvira Carvalho disse...

Bem, queira Deus que pelo menos se vejam bem. Desisti de comentar alguns blogues por causa destas letras. Eu sou muito pitosga, e havia blogues em que as letrs se viam tão mal que chegava a metê-las 5 ou 6 vezes e não conseguia. Desisti de comentar.
Um abraço e espero que em breve esse problema seja resolvido.

À primeira já não entra


Os caracteres que introduziu não correspondem à verificação de palavras. Tente novamente.

Augusta disse...

Vou comentar para testar. De qualquer forma, devemos passar a ter menos comentadores, o que é pena.
Bj

Fátima Pereira Stocker disse...

Elvira

Essas letrinhas também me irritam porque às vezes são mesmo indecifráveis. A técnica, já a descobri, é ir clicando naquela setazinha as vezes que forem necessárias até aparecer uma sequência que consigamos ler. É isso que tenho feito e tem-me dado resultado.
É preciso também reparar que há letras que são maiúsculas e outras que são minúsculas.

Vou manter esta tentativa durante um mês, a ver se os computadores se cansam e desistem da página. Se vir que sim, volto ao modelo inicial.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

É o meu receio, mas espero que as pessoas compreendam.

Gastei bons minutos desta tarde tão bonita, a eliminar o spam dos registos deste blog e dos da ACRR. Tu és das poucas pessoas que, por receberes a notícia dos comentários, te podes dar conta das entradas constantes de spam. é uma seca e profundamente irritante.

Olha, para dar um docinho aos da nossa idade, vou fazer um novo artigo que nos fará rir e matar saudades.

Beijos

Lurdes disse...

Fátima,
Eu também recebia essas mensagens da ASCRR, eram às dezenas por dia...
mas não sabia que eram "spam" limitava-me a eliminá-las sem abrir os links. Mesmo assim ainda bem que tenho um bom anti-vírus.
Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Viva, Lurdes

Para o caso, o antivírus só seria importante se alguém tentasse abrir o link indicado e, mesmo assim, porque as mensagens não eram publicadas, só os autores dos dois blogues é que poderiam correr esse risco. Fizeste muito bem em eliminá-las sempre. Hoje já deves ter reparado no alívio da tua caixa de correio.

Suponho que bastará um mês para desafazer os computadores que, automaticamente, enviam essas mensagens. Depois, regressaremos à pacatez habitual.

Beijos

Lurdes disse...

Olá Fátima,
Sim, já está melhor assim tudo a voltar ao habitual.

Beijos